A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: Santiago se livra de constrangimento de ficar no PTB e vira ‘noiva cobiçada’ de partidos

Foto: assessoria

O presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, atirou no que viu, e acabou acertando no que não viu. E, por tentar se adequar a cada governo que passa, agora caminha a passos largos para o ostracismo político.

A mais recente e grotesca cartada foi solicitar o afastamento do deputado federal paraibano Wilson Santiago do comando da legenda na Paraíba. Ao invés de desmoralizar o parlamentar paraibano, Jefferson fez justamente o inverso – acendeu o sentimento do porquê milhares de eleitores o colocaram na Câmara Federal para representá-lo em 2018 após um longo período em que ficou sem mandato.

Santiago ressurgiu como uma fênix e assim segue cumprindo seu papel de representar o povo. Além de mostrar que tem opinião própria, comprovou que nunca se curvou àquilo que não acreditava, mesmo com um partido que o pressionava dia após dia para se render aos ‘encantos’ do Planalto.

O PTB hoje é um partido da extrema direita, Wilson Santiago não! Pelo contrário.

Desde que assumiu o mandato trabalha em cima de pautas mais alinhadas ao centro-esquerda. Sem falar que foi líder do governo Lula à época em que o petista geriu o país. É notável que, permanecer no PTB, para Santiago, é sinônimo de constrangimento. Seu partido defende pautas bolsonaristas que sequer alguns aguerridos bolsonaristas ousam fazê-lo.

Se era um gatilho que Wilson Santiago precisava para se soltar das amarras do PTB, agora ele tem. Várias legendas já cobiçam o seu ‘passe’. Afinal, qual agremiação não quer ter em seus quadros um deputado federal? O parlamentar já recebeu convite de pelo menos cinco partidos, MDB, DEM, Podemos, Cidadania, PSL, PRB, entre outros; alguns deles, inclusive, tendo a presidência estadual incluída no pacote.

Ter um partido para chamar de seu é bom, mas ter dignidade e agir com suas próprias convicções é ainda melhor. O cenário que se desenha para Santiago é o de volta por cima – De perseguido no PTB, para exaltado por outras legendas que, assim como ele, dizem não ao bolsonarismo extremo.

Santiago colocou os pingos nos is. Mostrou que é distante do projeto bolsonarista e não tem objeções a projetos da esquerda e só se fortalece para a reeleição em 2022 para Câmara Federal, que é seu projeto desde o início.

Wilson Ganha com a saída do PTB.

Na verdade, quem perde mesmo é o partido!

 Márcia Dias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe