A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: quadro da sucessão em João Pessoa é indefinido. Indecisos e silenciosos podem mudar tudo

Qualquer prognóstico acerca dos resultados a emanar das urnas na eleição para prefeito de João Pessoa não será digno de crédito, tamanha a indefinição do quadro sucessório, no que pese se constatar, desde agora que algumas candidaturas já nasceram natimortas.

Mesmo supondo serem verdadeiros os resultados da pesquisa mais recente sobre a sucessão municipal divulgada pelo Ibope, além do clima político que se percebe na cidade, nem assim é possível se fazer prognósticos com um mínimo de segurança.

Nulos e brancos

Tomando como base a pesquisa do Ibope, só o percentual de votos nulos e brancos verificado pela pesquisa (20%) bate qualquer um dos quatro primeiros colocados. Sem falar, em mais 8% que não responderam. Só esses 8% superam os percentuais alcançados por outros cincos candidatos mais votados: Ruy Carneiro, Edilma Freire, Raoni, Anísio Maia e João Almeida.

Estes números mostram que dentro dos prognósticos possíveis de se arriscar está o de uma reviravolta nos números até agora aferidos pelos quatro primeiros colocados que são pela ordem: Cícero Lucena (18%); Nilvan Ferreira (15%); Ricardo Coutinho (12%); e Wallber Virgolino (10%).

Ainda com relação à pesquisa do Ibope, é preciso lembrar que, quando foi lançada, Ricardo Coutinho havia acabado de se definir por ser candidato e ainda estava garroteado pelas medidas cautelares que o impediram até de participação em importantes debates.

Mas o fator que mais concorre para uma eventual mudança na preferência ou na definição dos eleitores não se limita a chegada de Ricardo Coutinho à raia da disputa, mas, sobretudo, o altíssimo percentual de eleitores que estão inclinados ao voto nulo, branco ou os indecisos, que podem mudar radicalmente de ideia ao longo dos trinta e poucos dias que nos separam do pleito.

Serraria

A minha terra natal, Serraria, que considero o centro do universo, completou nesta terça-feira (13) 123 anos de emancipação política. O acontecimento foi comemorado em grande estilo, mas com muita cautela, obedecendo todas as normas determinadas pelas autoridades sanitárias, por precaução contra o coronavírus.

Caladinhos

É notório que há uma quantidade grande de eleitores silenciosos. Estes, mais os indecisos podem ser os responsáveis por eventuais mudanças radicais.

 

Wellington Farias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe