Categorias: Política

Opinião: os riscos decorrentes de um eventual processo de impeachment de Bolsonaro

PUBLICIDADE

Sobre um eventual processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro,
descortinam-se duas possibilidades preocupantes, tanto para ele e seus seguidores – a que o Brasil já se acostumou a, depreciativamente, chamar de “gado” – como para o País:

Possibilidade que sinaliza perigo para o Brasil – O impeachment é um processo de cunho mais político que jurídico, na medida em que a decisão final deságua, inexoravelmente, no plenário do Congresso Nacional.

Agora, imagine o risco grande que é um pedido de impeachment dessa natureza nas mãos de um magote de senadores e deputados que se vendem por quaisquer trinta dinheiros… Os do Centrão, por exemplo. São gente sem o menor apreço e a mínima responsabilidade com o País, que só pensa em se dar bem, e que está ali para o “toma lá dá cá” mesmo; pra se vender em troca de favores e vantagens.

Em tempo: estamos falando de uma maioria esmagadora de péssimos parlamentares, com a ressalva de que há homens de bem e dignos de nos representar naquelas duas casas legislativas.

Voltando: num ambiente promíscuo desse, por acaso seria novidade para alguém que, estando Bolsonaro postado no mais poderoso cargo da República, com aquela caneta, milhares de cargos e influência de sua bancada conseguisse maioria para derrotar a proposta de impeachment? Claro que não!

Agora, imagine o desastre que seria um Bolsonaro saindo fortalecido com uma derrota de um pedido de impeachment. Ele viria por cima, fortalecido e turbinado em suas pretensões delirantes de se tornar um ditador civil, tratorando a Constituição e a Democracia.

Aí, sim, desta vez, quem sabe, ele não mandaria explodir o Supremo Tribunal Federal…

Possibilidade que sinaliza perigo para o presidente – Bolsonaro andaria na corda bamba correndo sérios riscos de ser destronado.

Como assim?!

Ora, a famosa direitona brasileira já conseguiu o que queria: destronar a esquerda do poder. Com isso, avançou em suas ambições como a reforma trabalhista danosa às classes trabalhadoras; e a reforma da Previdência, “granadas colocadas no bolso do inimigo” pelas armadilhas maléficas montadas pelo ministro Paulo Guedes.

Para complicar, a direitona ainda ri aliviada quando vê a fina-flor de um representante seu, o governador de São Paulo, João Dória, dando xeque em Jair Bolsonaro a ponto de ser aplaudido nacionalmente até por setores da esquerda, num tremendo equívoco.

Após o episódio da aprovação da vacina contra o coronavírus, em que Dória deitou e rolou numa jogada de marketing deixando tonto o Palácio do Planalto, sentiu-se um notório enfraquecimento de Jair Bolsonaro. O presidente silenciou, sua equipe recolheu-se a sua insignificância e, mais tarde, saberemos com mais precisão o desfecho destes fatos quanto à imagem do presidente.

Num cenário deste, em que se vislumbra pouca chance de a esquerda retomar o poder, naturalmente que Jair Bolsonaro perde fôlego e apelo popular, o que tem grande influência sobre o desdobramento de um pedido de impeachment.

Um governante fortalecido na opinião pública dificilmente sofre um impeachment.

E então, qual seria o mais prudente: arriscar o impeachment, apelar por uma eventual (e pouquíssimo provável) pedido de renúncia presidencial, ou esperar para destronar o Messias pela via das urnas?

A coluna aposta em que a terceira opção seria mais segura.

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Tibério reafirma aliança do PSB com prefeito Cícero Lucena rumo à reeleição em João Pessoa

Na noite desta terça-feira (23), durante o ato de filiação do PSB, , em João…

23 de abril de 2024

Primeira reunião com os casais inscritos no Casamento Coletivo 2024 acontece nesta 4ª, em CG

O encontro, realizado através da Secretaria de Cultura, será no Teatro Municipal Severino Cabral, a…

23 de abril de 2024

União Brasil indicará vice na chapa apoiada por Emerson Panta em Stª Rita, após não concretização da filiação de Nilvan

Após Nilvan Ferreira decidir se filiar ao Republicanos para concorrer nas eleições de Santa Rita,…

23 de abril de 2024

George Morais descarta esposa do seu irmão, o senador Efraim Filho, como vice de Ruy Carneiro em João Pessoa

O deputado estadual George Morais, representante do União Brasil, descartou firmemente a possibilidade de sua…

23 de abril de 2024

Auxiliar de João nega pretensão de disputar Governo em 2026 e endossa nome do governador para o Senado em 2026

O secretário de Infraestrutura e Recursos Hídricos do Estado, Deusdete Queiroga, disse, nesta segunda-feira (22),…

23 de abril de 2024

Queiroz descarta especulação sobre animosidades com Queiroga e reitera aliança com PL em JP: “Caso não tenha ficado claro”

Nesta terça-feira, dia 23, o ex-candidato ao Senado pelo partido Novo, Sérgio Queiroz, utilizou suas…

23 de abril de 2024