A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: Disputa para o Senado poderá ser mais acirrada do que para o Governo

A menos que surja um nome de grande densidade eleitoral para concorrer com o governo com João Azevêdo, a disputa para a única vaga disponível para o Senado tende a ser mais interessante e acirrada do que para Governo do Estado.

Considerando a escassez de liderança, além do fato de governador levar a vantagem de disputar reeleição com a máquina e o orçamento em mãos, porque não precisam se desincompatibilizar, João Azevêdo tende a não ter muito com o que se preocupar. Assim sendo, esta será uma eleição a despertar pouco interesse pelo pouco grau de acirramento.

Quem são os grandes nomes para concorrer com João Azevêdo, dentre os até agora cogitados? Ninguém. João está só no páreo e, ao que tudo indica, nenhum outro lhe fará sombras.

Lembrando: este é o quadro que se apresenta até o momento, com poucas perspectivas de mudança em função de falta de nomes com reais condições de concorrer ao Governo para derrotar não qualquer que esteja aquele que estiver no Palácio da Redenção com mandato, caneta, diário oficial etc.

Senador

De acordo com o que noticiou o PB Agora, recentemente, pelo menos sete nomes estarão no páreo da disputa para senador. A maioria, claro, só para figurar ou amealhar alguma vantagem durante a campanha. São eles: Efraim Filho; o vereador Carlão da Consolação, Aguinaldo Ribeiro, Bruno Roberto, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; o ex-deputado federal Walter Brito Neto e o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Embora não apareçam na lista do PBAgora, o ex-governador Ricardo Coutinho disse em entrevista esta semana que irá disputar o senado em 2022; o ex-governador Cássio Cunha Lima é uma possibilidade real e, naturalmente, agregaria mais interesse do eleitor pela disputa do que a maioria dos outros mencionados.

E, convenhamos: uma eventual disputa para senador envolvendo Cássio Cunha Lima e Ricardo Coutinho tem tudo para ser bem acirrada e despertar mais o interesse do eleitor e do público em geral.

Depende

Dentre os nomes que possivelmente disputarão o senado, alguns têm implicações. O ex-governador Cássio, por exemplo, só disputará o Senado se o filho Pedro não disputar o governo. O que é muitíssimo provável, por sinal.

O ex-governador Ricardo Coutinho, também vai depender da sua situação jurídica até a data de registro de candidatura. Porque, como todos nós sabemos, se ele estiver elegível agora, poderá não estar lá na frente, porque o cerco é grande e tudo pode acontecer…

Aguinaldo Ribeiro também teria um problema, para disputar o senado: a irmã Daniella já é senadora e, dificilmente, o eleitor elegeria dois irmãos para a mesma casa legislativa.

Mas, atenção: muita água ainda vai rolar sob a ponte. E, na política, assim como as nuvens, tudo muda muito rápido.

Luto

Muito sentida, na Paraíba toda, a morte da filha do deputado Tião Gomes. Thiane Gomes, que estava há vinte dias internada no Hospital da Unimed, não resistiu aos efeitos da Covid-19 e faleceu nesta quarta-feira (9).

O deputado Tião Gomes havia acabado de participar da sessão remota da Assembleia quando foi informado de que a sua filha tinha falecido.

A sessão foi suspensa depois de um minuto de silêncio e algumas manifestações de pesar da parte dos deputados.

Em Brasília

O deputado federal Ruy Carneiro liderou uma comitiva composta por representantes de hospitais filantrópicos da Paraíba durante uma reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em Brasília. Na audiência, foram apresentadas demandas importantes.

Atualização da tabela SUS, reformas, aparelhagem, dificuldades das instituições e pleitos já demandados, foram apresentados ao ministro Queiroga.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe