A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: candidatos a vereadores ‘bem na fita’ em JP têm que ficar de olho na ‘invasão das bases’

Pontuar bem nas pesquisas eleitorais é o sonho de qualquer postulante na disputa por um cargo público. Mas, enquanto a aferição para a corrida majoritária traz mais bônus do que ônus, ao consolidar os com mais chances de vitória, para a disputa proporcional, por uma das vagas no legislativo, essa conta pode ser inversa.

O ônus de ter exposto publicamente onde estão localizadas suas bases, seu melhor desempenho, traz consigo a ofensiva dos adversários, que, com os dados em mãos, correm contra o tempo para tentar reverter os resultados, e convencer o eleitorado que eles podem ter uma melhor opção do que a relatada na pesquisa.

A chamada invasão de bases, nessa reta final, é inevitável, sobretudo nas áreas pertencentes aos atuais detentores de mandato. Na disputa pelas 27 vagas da Câmara Municipal de João Pessoa, pelo menos metade dos atuais vereadores com mandato figuram como favoritos, conforme dados da pesquisa Consult divulgados nesta quarta-feira (21). Entre os que melhor pontuaram estão Chico do Sindicato (Avante), que foi o segundo mais lembrado na pesquisa, Bosquinho (PV), que ficou na sexta colocação, e ainda os vereadores Mangueira (PP), Eliza Virgínia (PP), Dinho (Avante), Marcos Vinícius (PL), Raíssa Lacerda (Avante) e Lucas Ribeiro (PV). O grupo figura entre os vinte mais lembrados, de um total de mais de 200 citados pelos entrevistados.

Agora, além de procurar novos eleitores, os parlamentares também devem seguir semeando suas bases e cultivar o networking (pessoas escolhidas para manter uma relação de colaboração mútua, e que, portanto, devem ter algum raio de influência nos locais onde moram, trabalham ou estudam).

Nessa reta final de campanha a regra de ouro é: jamais, sob hipótese alguma, revidar ataques. Todas as dissensões e divergências devem ser tratadas pelo viés republicano, ou seja, situação e oposição têm o mesmo direito de expressar livremente — e com respeito — suas opiniões.

 

Márcia Dias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe