O Brasil é conhecido como o país do futebol. Até certo ponto isso é belo, lúdico e poético. E por ter “posse” de tal título, expressões idiomáticas, neologismos, metáforas e outras figuras de linguagem estão impregnadas em nosso cotidiano.  “Fominha”, “Papa Tudo”, “ Come Bola” e outros adjetivos pouco convencionais estão à disposição para o público, esteja ele na chamada “geral” ou “cadeira cativa”.

Agora, transferindo o cenário do gramado para suntuosas salas de plenário, é fato concreto que, bem diferente das articulações políticas estaduais, nas quais as famosas “danças das cadeiras” são intensas, deslocando um deputado para o Executivo ou outras tantas manobras legais; no “Coliseum” do cenário federal o tom não está respaldado em grande “Tom” .

Em terras paraibanas, o governador dispõe de um aparato de argumentações e cargos para adequar e colocar o que se chama de “suplente” o gramado da política; como um técnico de uma equipe de futebol. Mas em “terra brasilis” o cenário é outro. Sim, é, a começar pelo gramado do Congresso Nacional.

Poço e posse de vaidades, poder e luxo, quem está lá, naquele cantinho que delibera sobre eu, tu e nós; um “dedinho” de espaço é algo caro, e entenda leitor; caro em todos os pontos de vista e bolso.

Depois da “catucada” intencional, resta-me saber  quem, realmente, tem compromisso com a Paraíba. Compromisso lá pelas bandas de Brasília. Aqueles que têm, realmente, que fiquem. Lutem. Nos representem!

E os que não têm? Bem, aí é outra história, seguida de (estórias) lamentáveis, uma vez que a Paraíba dispõe de bons representantes parlamentares na qualidade de "suplentes", mas que estão no “banco dos réus” firmados pelas urnas “onipotentes” e pouco “oniscientes”.

Agora é prestar a atenção na bancada federal paraibana. E quem for “fominha”, mesmo dono da bola, deve passá-la para alguém mais competente e ético. O regime feudal já se foi há muito. Difícil é convencer nossos representantes que estamos no tempo da “Liberté, Egalité et Fraternité”.

 

Eliabe Castor
PB agora  

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

2020: deputado aliado de João defende a unificação da oposição em CG

Pré candidato a prefeito de Campina Grande, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), defendeu, nesse fim de semana, a unificação da oposição para enfrentar o candidato a ser apresentado pelo…

Galdino faz apelo ao MP por mais tempo para gestores extinguir lixões

Em recente entrevista à imprensa o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deputado Adriano Galdino (PSB), assumiu o apelo dos prefeitos do Litoral Norte do Estado, que alegando falta…