Por Eliabe Castor

O mundo da política é complexo e, ao mesmo tempo, fascinante. Extremamente volátil, alianças são feitas e desfeitas em tempo incerto; inconstante. E os que erram acabam encolhendo, como é o caso do PSB, desidratado pelos problemas jurídicos do ex-governador Ricardo Coutinho e erros estratégicos, como a problemática envolvendo socialistas e membros do Partido dos Trabalhadores, que também encolheu não só na Paraíba, mas em todo o país.

Contudo, outros acertam e expandem sua força e capilaridade política. Exemplo é o Avante em solo paraibano. Com uma das maiores bancadas da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), conta com a força do presidente da sigla em João Pessoa, Felipe Leitão, que também exerce a vice-presidência da Casa de Epitácio Pessoa.

Além dele, há toda força política do deputado Tião Gomes, que está no seu oitavo mandato, estando ainda nos quadros da legenda os parlamentares Júnior Araújo e Taciano Diniz. Fora essa boa envergadura, a agremiação possui três vereadores eleitos na Capital. Tanilson Soares, Chico do Sindicato e Dinho.

E na sua estratégia bem sucedida, tão logo a janela partidária se abra, receberá a filiação do presidente da ALPB, Adriano Galdino. O que não é pouco. Por sinal é a esposa do parlamentar, Eliane Galdino, que preside o diretório estadual da sigla. Vale observar que toda essa boa desenvoltura política foi costurada pelo ex-deputado estadual Genival Matias, que faleceu precocemente em julho deste ano.

O apoio antecipado a Cícero Lucena

E o Avante tem tudo para crescer ainda mais, sobretudo em João Pessoa, maior colégio eleitoral da Paraíba. Primeiro partido a declarar apoio a Cícero Lucena (PP), que venceu o pleito na Capital, é provável que a sigla esteja no primeiro escalão do progressista.

O deslocamento, por exemplo, de algum vereador ou membro do partido para compor o secretariado de Cícero daria empuxo extra na boa estratégia do Avante. E assim partidos crescem ou diminuem. Tudo depende da condução daqueles que estão à frente de uma agremiação partidária.

Por Eliabe Castor

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Líder do governo destaca que gestão de João o “credencia” para a reeleição

Nesta quinta-feira (14), o líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Ricardo Barbosa disse que vê com naturalidade o fato do governador João Azevêdo (Cidadania) ter apontado…

Veneziano lamenta falecimento do jornalista Fernando Soares e destaca qualidades do profissional

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) lamentou o falecimento do jornalista, radialista e ex-presidente da Associação Campinense de Imprensa – ACI, Fernando Soares, aos 53 anos, ocorrido na tarde…