A Paraíba o tempo todo  |

Opinião: a sucessão em João Pessoa sem Cícero e Ricardo será uma disputa de cacarecos com testas de ferro

A definição do quadro para a sucessão do prefeito Luciano Cartaxo vai depender das condições legais para Cícero Lucena e Ricardo Coutinho participarem da disputa.
Desde já, pelo menos três cenários são possíveis, a depender das condições legais dos pré-candidatos, a saber:

Primeiro cenário, uma disputa com a participação de Cícero e Ricardo Coutinho, os titãs da batalha.

Segundo cenário, uma disputa sem Cícero Lucena que, por hora, é inelegível, mas com Ricardo e os demais disputando.

Terceiro cenário, Cícero e Ricardo inelegíveis. Neste caso, seria uma briga entre os menos graúdos e os cacarecos.

Indefinição

Embora o ex-governador Ricardo Coutinho seja do ponto de vista jurídico absolutamente elegível, uma condenação de última hora pode até ser arranjada para tirá-lo do páreo. Afinal, no Brasil do xerife Sérgio Moro e uma Lava Jato, que fez do que fez, tudo é possível e as leis obedecem às conveniências.

O que resta

Sem Ricardo Coutinho e sem Cícero Lucena no páreo da disputa, o processo eleitoral se apequenará consideravelmente.

Resumo da ópera

Qualquer prognóstico que se faça agora sobre as eleições em João Pessoa para a sucessão do prefeito Luciano Cartaxo será mera tentativa de adivinhação.
O processo sucessório só estará suficientemente definido e sujeito a análises com alguma consistência depois de todas as candidaturas registradas e testadas pelos recursos contrários que sofrerão.

Para resumir, a história é a seguinte: a disputa pela Prefeitura de João Pessoa será uma com a presença de Cícero e Ricardo; outra com Cícero sem Ricardo ou com Ricardo e sem Cícero; e a terceira opção sem os dois titãs. Ou seja, num cenário sem Cícero Lucena e Ricardo Coutinho teremos uma acirrada disputa entre cacarecos e testas de ferro.

 

Wellington Farias

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe