A Paraíba o tempo todo  |

OPINIÃO – PBAgora/Datavox bate com a voz das ruas: RC, disparado, é o preferido

A pesquisa de opinião sobre a preferência dos eleitores por candidatos à sucessão do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, revela que a grande maioria dos entrevistados pessoenses deseja votar no ex-governador do Estado, Ricardo Coutinho, para prefeito da Capital.

Ricardo, conforme esta primeira pesquisa é, disparado, o preferido dos pessoenses para suceder a Luciano Cartaxo. O segundo colocado, embora muito distante, é o ex-prefeito Cícero Lucena.

De acordo com a pesquisa realizada numa parceria entre o Portal PB Agora e o Instituto Datavox, na espontânea, em que os nomes dos possíveis candidatos não são apresentados, Ricardo Coutinho (PSB) aparece com 13% das intenções de voto; o segundo colocado, Cícero Lucena (PSDB) aparece com apenas 4,3% das intenções.
Na pesquisa estimulada, Ricardo Coutinho e Cícero Lucena também estão, respectivamente, em primeiro e segundo lugares.

Sem novidades

Particularmente quanto ao primeiro colocado, a pesquisa apenas vem confirmar o que se observa nas rodas políticas, nas praças e esquinas de João Pessoa: estando Ricardo Coutinho no páreo da disputa, não vai sobrar pra ninguém. Aliás, até os adversários do socialista girassol fazem o mesmo prognóstico. Detalhe: tudo isso representa um sentimento que vem sendo constatado até a presente data. Portanto, muita água vai rolar, embora esta seja uma tendência que para muitos parece irreversível.

Água a rolar

Embora confirme uma tendência que vem sendo observada desde há muito, nem de longe há um quadro definido e muita coisa pode mudar, pois 66 por cento dos eleitores estão nas faixas dos indecisos, dos que não souberam dizer em quem votariam para prefeito da Capital e os que votariam nulo e em branco. É um percentual ainda muito elevado.

Entre os nomes citados pelos próprios entrevistados apareceram o nome do atual prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, com 3,8%; o do apresentador Nilvan Ferreira, 2,5%; o do deputado Wallber Virgolino; 2,2%; e da deputada Cida Ramos, com 2,1%.
Os nomes do repórter Emerson Machado (Mofi), do deputado federal Ruy Carneiro, do vice Prefeito de João Pessoa, Manoel Júnior (SD), de Luiz Couto (PT), Gervásio Maia (PSB), Efraim Filho (DEM), Durval Ferreira (PP), Edima, Samuka Duarte, além do senador José Maranhão também foram lembrados pelos entrevistados, mas não chegaram a atingir 2% dos votos.

Gervásio

O deputado federal socialista, Gervásio Maia, aparece muito mal posicionado nesta pesquisa. Há de se observar, no entanto, que na mesma pesquisa estão dois virtuais candidatos do mesmo partido o PSB: o preferido da grande maioria, Ricardo Coutinho, e o próprio Gervásio. Naturalmente, apenas um deles disputará a Prefeitura de João Pessoa.

A pergunta que cabe, portanto, é: em não sendo Ricardo Coutinho o candidato do PSB, a preferência dos eleitores por ele seria transferida para Gervásio?

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe