A Paraíba o tempo todo  |

Opinão: Dois senhores feudais em busca do mesmo ninho = Senado Federal

Estamos correndo da morte (vírus), os dois senhores da foto, correm em busca da única vaga oferecida nas próximas eleições legislativas de 2022 ao Senado Federal. Isso se dará em cada estado da federação, não é exclusividade da Paraíba. São eles: Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro. Nada contra o jogo antecipado deles, faz parte do processo. O ex-prefeito, Luciano Cartaxo, em João Pessoa, na eleição municipal passada, é o maior exemplo de fracasso, por não antecipar e dar nome e cara ao seu candidato à prefeitura da capital paraibana.

Efraim Filho, já está no quarto mandato como deputado federal e Aguinaldo Ribeiro, no terceiro. Estão enfadados, de usarem a mesma cadeira, por esse longo tempo e fazem esforço para alçarem vôos mais altos. Filho de peixe, peixinho é. Tanto um como o outro, vem de famílias que tem raízes sólidas na política paraibana. Efraim Filho, é filho do Efraim Morais, que já foi deputado estadual, federal, senador, secretário no governo Ricardo Coutinho e atualmente é secretário do governo João Azevedo. Aguinaldo Ribeiro, filho de avô latifundiário e político, de pai e mãe prefeitos de cidades paraibanas incluindo, Campina Grande e atualmente, tem a irmã Daniela Ribeiro, como senadora.

Se não aparece uma terceira via forte, o que na atualidade é muito difícil que aconteça, esses dois com certeza, estarão cara a cara na disputa dessa vaga ao senado do próximo ano. Aventureiros e sem recursos, não terão direito nessa corrida de lordes. Para Aguinaldo Ribeiro, é querer muito para sua mochila política, pois, já tem sua irmã, Daniela Ribeiro, como senadora da república por Campina Grande. Efraim Filho, corre de corpo aberto e em galope, desde João Pessoa a Cajazeiras, angariando apoios de prefeitos, políticos e lideranças do sertão. Efraim que se cuide, pois, Aguinaldo é uma raposinha bem esperta, e quem duvide é só olhar pelo retrovisor, e fazer um análise do ocorrido nas últimas eleições de 2020, onde levou Cícero Lucena, para o seu partido e caiu na graça do governador João Azevedo, ganhando seu apoio e fazendo: cabelo, barba e bigode… , elegendo Cícero como prefeito da capital pelo seu partido PP, em coligação com o montão de partidos que arrebanhou o governador nas últimas eleições municipais.

O que estará na mente dos Ribeiros para essa nova onda de 2022? Prepara-te Efraim para o bote. É bom frisar que tanto Efraim, como Aguinaldo, fazem parte da base política do governo estadual paraibano. Como já antecipa alguns analistas políticos, o governador João Azevedo, deve está fazendo bem seus cálculos quanto a esses dois meninos, para que não venha trazer problema à sua administração. Com certeza, João vai levar esse assunto com a barriga até março do ano que vem, e deixar os meninos fazerem suas estripulias no campo político paraibano em busca de um lugar no senado federal.

João, demonstrou nas últimas eleições municipais que é perspicaz de pouca conversa e de bons resultados, dá o bote e esconde a unha. Na verdade se o presidente, Jaír Bolsonaro, a partir de outubro desse ano, começa mostrar a que veio, e cresce na preferência do eleitorado brasileiro e principalmente nordestino, um desses dois meninos migrará com certeza ao ninho bolsonarista. A criação de uma terceira via ao senado, é quase impossível.

Se a ascensão política do presidente Jaír Bolsonaro, alça vôo e se consolida ainda esse ano, e perdura no ano das eleições, com certeza, a princesa, senadora Daniela Ribeiro, alçará vôo em direção ao Palácio da Redenção, nesse caso, a coisa com certeza se complicará para o Governador, João Azevedo. É ver para crer!

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe