A Paraíba o tempo todo  |

O mal das “fakes”, Ricardo Coutinho e a imprensa “marrom” na Paraíba

“Fake News são notícias falsas publicadas por veículos de comunicação como se fossem informações reais. Esse tipo de texto, em sua maior parte, é feito e divulgado com o objetivo de legitimar um ponto de vista ou prejudicar uma pessoa ou grupo (geralmente figuras públicas)”.  

 

A afirmação não parte da minha pessoa. Essa foi “abduzida” na página do Brasil Escola. Contudo, numa busca mais detalhada, respostas sobre tal expediente são similares. Dito isso, não morro de paixões pelo ex-governador Ricardo Coutinho, tampouco tenho ódio. Tenho, apenas, que dar mérito, enquanto cidadão, à sua gestão como ex- chefe do Executivo paraibano.

 

Pondo um ponto pausado, e já partindo no “trem das onze”, Ricardo Coutinho, ou “Mago”, como queiram, foi vítima de “fake news” na manhã desta terça-feira. Pior: a mais vil, quando alguns colegas da imprensa “levantaram a lebre” infundada contra sua honra.

 

Mentiram os tais por questões de recebimento em cifrões, ou pela “ingenuidade” posta no muro das lamentações. Não buscaram fontes confiáveis. Não era esse o propósito. 

 

 É crível, imperioso e afirmativo; a dita “fake news” é câncer desestabilizador de uma sociedade que, no mundo dos “bytes”, a torna como ser supremo e irrevogável, ou quase.

 

Sobre a atitude de Ricardo Coutinho processar quem propagou ou criou as “fakes”, que se estendeu a passos largos pelo “zap”, alguns blogs e até sites, dando como realidade absoluta que a Operação Calvário efetivou buscas na sua casa e, também, na residência do secretário do Planejamento, Waldson Souza, é direito que o assiste.

 

Por fim, em tempos de informações falsas, instantâneas ou “plantadas” de forma intencional, vale a velha máxima do bom jornalismo: checar as fontes. O resto é dinheiro no bolso dos que ganham com mentiras  na dita imprensa “marrom” paraibana.

 

Eliabe Castor   

PB Agora

 


Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe