A Paraíba o tempo todo  |

Nota subscrita por RC traz alerta e reflexão sobre governo Bolsonaro

O ex-governador da Paraíba e atual presidente da Fundação João Mangabeira, Ricardo Coutinho (PSB), subscreveu nota ao lado de alguns políticos brasileiros onde aponta para um rápido desgaste sofrido pelo governo Bolsonaro.

A nota, que traz um tom reflexivo, relata que o grupo está mobilizado para evitar retrocessos sociais, sobretudo no que diz respeito à reforma da Previdência.

O texto ainda ressalta a medida do presidente de “comemorar” o Golpe Militar de 1964, no próximo dia 31 de março e os políticos manifestam solidariedade aos torturados e às famílias dos desaparecidos.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA 

Nota à Imprensa

Brasília, 26 de março de 2019 

Reunidos nesta manhã em Brasília, realizamos um debate sobre o atual momento nacional, especialmente considerando o rápido e profundo desgaste do Governo Bolsonaro. Destacamos alguns pontos para reflexão de toda a sociedade: 

1.  Estamos atentos e mobilizados para evitar agudos retrocessos sociais, trazidos por esse projeto de Reforma da Previdência, centrado no regime de capitalização e no corte de direitos dos mais pobres. 

2.  Do mesmo modo, convidamos para a defesa da soberania nacional. Consideramos que por trás do suposto discurso patriótico do atual governo há, na prática, atitudes marcadamente antinacionais, como vimos na recente visita presidencial aos Estados Unidos.

3.  Em face da absurda decisão do Governo Bolsonaro de “comemorar” o Golpe Militar de 1964, no próximo dia 31 de março, manifestamos nossa solidariedade aos torturados e às famílias dos desaparecidos. Sublinhamos a centralidade da questão democrática, que se manifesta na defesa do Estado de Direito, das garantias fundamentais e no repúdio a atos de violência contra populações pobres e exploradas, a exemplo das periferias, dos negros e dos índios. Não aceitamos a criminalização dos movimentos sociais, uma vez que eles são essenciais para uma vivência autenticamente democrática. 

Nesse contexto, é urgente assegurar ao ex-presidente Lula seus direitos previstos em lei e tratamento isonômico, não se justificando a manutenção de sua prisão sem condenação transitada em julgado. 

Por fim, essa reunião expressa o desejo de ampla unidade do campo democrático para resistir aos retrocessos e oferecer propostas progressistas para o Brasil.

Fernando Haddad 
Ex-candidato a presidente da República 

Guilherme Boulos 
Ex-candidato a presidente da República 

Flávio Dino 
Governador do Maranhão 

Sonia Guajajajra 
Ex-candidata a vice-presidente da República

Ricardo Coutinho 
Ex-governador da Paraíba

 

PB Agora


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe