Por pbagora.com.br

Democratas atacam Lula, que chamam de “fiador da ditadura cubana”

A decisão do governo cubano de libertar 52 presos políticos em quatro meses, e permitir a sua extradição para a Espanha, deu aos Democratas motivo para atacar o presidente Lula que, segundo nota oficial divulgada nesta sexta pelo partido, seria o “fiador da ditadura cubana”.

A libertação dos presos políticos cubanos foi intermediada por religiosos e ocorreu durante visita do chanceler espanhol, Miguel Ángel Moratinos, à ilha. Em 2003, no episódio que ficou conhecido como “Primavera Negra”, o regime castrista prendeu 75 pessoas, por “conspirarem contra a revolução”. Os presos que serão libertados pertencem aos remanescentes deste grupo. Ao todo, o número de detidos seria de 167.

Para os democratas, Lula “assombrou o mundo” com a maneira como tratou a questão: “comparou os presos políticos aos que lutam por liberdade a bandidos”, afirma a nota do partido, que também critica o presidente por “confraternizar-se” com ditadores ao redor do mundo.

O governo brasileiro não deu resposta ao ataque do DEM. Da África, onde acompanha o presidente Lula, referiu-se apenas ao episódio da libertação dos presos políticos. Disse que o Brasil teve uma “atuação discreta”, mas não deixou claro como ela se deu. O assessor especial da presidência, Marco Aurélio Garcia, foi mais longe. Desdenhou discretamente da atuação dos espanhóis no acordo, alegando que eles “pegaram carona na negociação” e apenas “chutaram a bola para dentro do gol”.

Ao longo desta sexta-feira, no entanto, era grande a angústia de familiares dos primeiros cinco presos a serem soltos, já que a promessa de libertação ainda não havia se concretizado.

 

Blog de Christina Lemos

Notícias relacionadas

Opinião: Lava Jato só serviu para pôr a extrema-direita no Poder e quebrar o Brasil

Para melhor avaliar o estrago que foi a Lava Jato, basta que se observe o que era o Brasil antes e depois de instituída esta Operação. Tanto do ponto de…

Estados liderados por bolsonaristas encabeçam mortes por covid-19; veja posição da Paraíba

Um estudo feito pela unidade de inteligência do portal Congresso em Foco mostra que os estados que mais votaram em Jair Bolsonaro no primeiro turno das eleições presidenciais de 2018…