A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Nilda Gondim comemora crescimento do nº de mulheres eleitas para comandar prefeituras

A deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) ocupou a Tribuna da Câmara nesta terça-feira (09) para ressaltar um feito histórico da mulher brasileira na sua ascendente conquista de novos e importantes espaços na vida político-administrativa do País. Ela lembrou que, “passados 84 anos da eleição da primeira prefeita de um município brasileiro, fato ocorrido em 1928, quando Alzira Soriano foi eleita, pelo Partido Republicano, para administrar o município de Lages, no Rio Grande do Norte, o Brasil assistiu, no último domingo (07 de outubro de 2012), a eleição do maior número de mulheres já registrado em sua história para exercer o cargo de prefeita”.

 

Somente no primeiro turno das eleições, segundo observou Nilda Gondim, 621 mulheres (dentre candidatas eleitas e reeleitas) foram escolhidas para comandar o Poder Executivo em suas cidades, número este equivalente a 11,37% do total de 5.463 prefeitos já eleitos em todo o País, conforme dados da imprensa nacional. “Este percentual deve aumentar ainda mais, dada a presença de outras mulheres na disputa pelo segundo turno das eleições, dentre as quais a médica Tatiana Medeiros, candidata do PMDB à Prefeitura de Campina Grande – segunda maior cidade da Paraíba”, comentou.

 

“Neste momento especial – continuou a deputada –, parabenizo todas as mulheres eleitas nas várias regiões do Brasil e ressalto aqui o grande exemplo dado pela sociedade do meu Estado, que elegeu 49 mulheres entre os 221 prefeitos eleitos no primeiro turno. Este número corresponde a mais de 22% e coloca a Paraíba (em termos proporcionais) no primeiro lugar entre os Estados que mais elegeram representantes do sexo feminino para o comando de suas respectivas Prefeituras Municipais”.

 

Segundo observou a parlamentar, das 49 novas prefeitas paraibanas, 34 foram eleitas para o primeiro mandato e 15 foram reeleitas. Das 34 eleitas dez pertencem aos quadros do PMDB e doze fizeram coligação com o nosso partido. Entre as 15 reeleitas, seis são peemedebistas e três integraram composição que incluiu o nosso PMDB. “Nesse cenário, o PMDB foi o grande vitorioso na eleição do maior número de prefeitas na Paraíba, sendo diretamente responsável pela vitória de 31 das 49 mulheres eleitas, aí incluídas as candidatas pertencentes aos seus quadros e aquelas participantes das coligações em que o partido esteve envolvido”, enfatizou.

 

Nilda Gondim também ressaltou informação de destaque na imprensa nacional que envolve diretamente o PMDB: “Em nível nacional, o PMDB elegeu, nas eleições de 07 de outubro, 122 prefeitas, 27 mulheres a mais que o segundo colocado, o PSDB, que ficou com 95 prefeitas; 55 a mais que o PT, que elegeu 67 prefeitas; 66 a mais que o PSD, que elegeu 56 prefeitas; 71 a mais que o PSB, que elegeu 51 prefeitas, e 78 a mais que o PP, que ficou com 44 prefeitas, isto segundo dados da imprensa nacional”.

 

Feliz com o desempenho feminino na vida político-administrativa do País, que vem melhorando a cada eleição, como também com os ótimos resultados obtidos pelo seu partido, a deputada aproveitou para registrar a confiança em que o PMDB conseguirá ampliar o número de prefeitas peemedebistas e paraibanas eleitas neste ano de 2012 com a vitória de Tatiana Medeiros em Campina Grande.

 

“Tatiana representa a candidatura de todos os campinenses que querem ver Campina Grande continuar crescendo e oferecendo melhores condições de vida e de cidadania para toda a população. Além disso, os campinenses já viveram e aprovaram duas gestões do atual prefeito Veneziano Vital do Rêgo, o qual resgatou o município de uma situação calamitosa e desastrosa de mais de vinte anos e o colocou entre as cidades mais promissoras do Brasil”, afirmou.

 

E acrescentou: “Consciente de que esse trabalho não pode parar, a população com certeza escolherá Tatiana Medeiros para suceder Veneziano. E então fecharemos o número de 50 prefeitas eleitas na Paraíba, um número histórico, conforme se falou muito neste início de semana”.
 

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe