A Paraíba o tempo todo  |

Na PB, 13 pedidos para registros de partidos aguardam parecer da justiça

2018: na Paraíba, treze pedidos para registros de partidos políticos aguardam parecer da justiça eleitoral

 Atualmente no Estado da Paraíba junto à justiça eleitoral há em tramitação pedidos de registros para 13 dos 69 partidos que estão em fase de criação no TSE. De acordo com Maria Helena Ribeiro de Moraes, chefe da Seção de Registros e Publicações do TRE-PB, este ano, dos que estão em tramitação na Corte paraibana, apenas um, o PNC (Partido Nacional Corintiano), conseguiu ser formado no Estado conforme decisão tomada no último dia 30 de outubro.

Outro que está com o processo bastante adiantando, em fase bastante adianta para julgamento é o PED, que aguarda apenas o parecer do Ministério Público para ter seu pedido levado para votação da Corte. Os demais estão ainda na fase de coleta de assinaturas de apoiadores em todo o Estado.

Maria Helena explicou que para conseguir ter o registro deferido na Paraíba, os partidos precisam de pelo menos 2.335 assinaturas de apoiadores, o correspondentes a 0,1% dos votos que elegeram um deputado federal da Paraíba nas últimas eleições.

“Eles tem que cumprir todos os requisitos, e o principal deles, que é apreciado analisado pela Corte, é o número de apoiamentos”, comentou. Já na lista que tramita na Justiça Eleitoral, existem partidos para todos os tipos de causas. Tem o dos Animais, o Militar, o Frente Favela Brasil, o Nacional Indígena, o da Família Brasileira e até o Movimento Cidadão Comum. Seis deles carregam a palavra cristão no nome.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe