A Paraíba o tempo todo  |

Mudanças de partidos modificam mapa geopolítico na Paraíba

Os prazos finais para as mudanças de partido, as chamadas janelas partidárias, para os candidatos as eleições deste ano, foram encerrados na última sexta-feira, visto que mesmo com a pandemia do Coronavírus, as eleições estão mantidas para outubro. Os pré-candidatos tiveram que correr contra o tempo para mudar de partido e assim, concorrer às eleições municipais.

As mudanças obedecendo o calendário eleitoral, mexeram no mapa geopolítico da Paraíba. Alguns partidos ficaram mais fortes, e outros perderam forças. É o caso do MDB, que ganhou alguns reforços, e pode se fortalecer ainda mais com a provável filiação do Senador Veneziano Vital do Rêgo, que já recebeu convite para retornar ao partido, e está analisando se permanece ou sai do PSB. Veneziano foi convidado pelo Presidente Nacional do MDB, Deputado Federal Baleia Rossi; e o Líder do partido no Senado Federal, Senador Eduardo Braga,

O PSD também ganhou musculatura política para o pleito que se avizinha, mesmo o deputado estadual e atual secretário de Planejamento e Gestão, Tovar Correia Lima tendo decidido permanecer no PSDB ao invés de migrar para o partido do Romero Rodrigues.

Em compensação, o ex-deputado e prefeitável Bruno Cunha Lima, decidiu se filiar ao PSD. Bruno tinha recebido convites para se filiar no DEM ou no MDB.

No fechamento da janela, o PSDB do ex senador Cássio Cunha Lima perdeu forças. Após muitos anos de militância partidária, o ex-governador, ex-senador e ex-prefeito de João Pessoa Cícero Lucena Filho deixou os quadros do partido, na qual chegou a integrar a sua direção nacional.

Apesar de ter dito, renovadamente, que não pretende disputar as eleições municipais deste ano, e de até mesmo estar defendendo o adiamento do pleito, o fato é que Cicero utilizou o prazo limite estabelecido pela legislação eleitoral e se filiou ao Progressista, legenda comandada na Paraíba pela família Ribeiro.

Cícero Lucena foi renovadamente sondado, nos últimos meses, pelo senador José Maranhão, para se filiar ao MDB.

Já o prefeito afastado do município de Patos, Dinaldinho Wanderley, também anunciou sua saída do PSDB. Dinaldinho informou que se filiará ao MDB, que é comandado pelo senador José Maranhão na Paraíba.

Quem ganhou forças no fechamento da janela partidária foi o PP. O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador João Corujinha, decidiu voltar ao Partido dos Progressistas. A volta ao partido comandado pela Família Ribeiro na Paraíba ocorre após exatos 12 anos.

“Eu era filiado ao PP quando cheguei à Câmara pela primeira vez, para ocupar uma cadeira na Casa de Napoleão Laureano e poder trabalhar pelo povo de João Pessoa. Assim permaneci até 2008”, destacou o presidente.

Anteriormente, Corujinha estava filiado ao Democracia Cristã (DC), onde ocupava a presidência estadual, mas decidiu voltar ao Progressistas para disputar a reeleição. Ele disse se identificar muito com o núcleo social e político do Progressistas com desenvolvimento de ideias que estão alinhadas à sua trajetória política.

O MDB perdeu o vereador vereador campinense Olímpio Oliveira. Além de Olímpio, o vereador campinense Ivan Batista (PSDB) também informou, que deverá buscar a reeleição pelo PSD.

Entre perdas e ganhos, o senador José Maranhão revelou que várias pessoas já se filiaram ao MDB para integrar a chapa de vereadores em João Pessoa. Ele ainda considerou que em João Pessoa o MDB vai figurar na chapa majoritária com grande possibilidade de sair vitorioso.

– Estamos inovando o sangue novo do MDB de João Pessoa e com amplas possibilidades de vencer as eleições. Estamos primeiro fazendo o trabalho de quadros. O MDB pretende ter candidato próprio na maioria das cidades – disse.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe