A Paraíba o tempo todo  |

MPE recomenda cassação de Veneziano

Parecer do MPE recomenda cassação de Veneziano por uso do Programa Bolsa Família na campanha eleitoral

O promotor de Justiça Eleitoral Joaci Juvino da Costa Silva apresentou parecer favorável à cassação do prefeitoo Veneziano Vital do Rêgo PMDB), de Campina Grande, como resultado da Ação de Investigação Judicial Eleitorall movida contra ele, sob acusação de uso do Programa Bolsa Família em favor de sua campanha pela reeleição emm 2008

Em seu parecer, Joaci Juvino acata como procedentes as denúncias, após serem levadas em conta alguns elementos comprobatórios do uso da imagem do programa em benefício eleitoral do prefeito e candidado à reeleição em Campina Grande.

Entre os elementos levados em conta no parecer do Ministério Público Eleitoral, destaca-se o crescimento considerável de cadastramento de famílias no Programa Bolsa Família durante o chamado processo micro eleitoral em Campina Grande.

Existem fotos, áudios e vídeos também nos autos da AIJE contra Veneziano, comprovando que a campanha do candidato teria se utilizado de ameaças veladas à suspensão do programa federal em Campina Grande, caso o prefeito não conseguisse ser reeleito.

As investigações sobre o possível uso do Programa Bolsa Família durante a campanha eleitoral municipal de 2008 foram solicitadas pela Coligação Por Amor a Campina, que teve como candidato o deputado federal Rômulo Gouveia (PSDB). As acusações ao prefeito Veneziano envolvem conduta vedada e abuso do poder politico na campanha.

Outros processos

No total, como rescaldo da campanha, Veneziano responde a cinco Ação de investigação Judicial Eleitoral (AIJE), um Recurso Contra Expedição do Eiploma e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo, além da contestação judicial à aprovação de suas contas de campanha pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Entre os processos mais graves que pesam contra Veneziano, destacam-se as Aijes que tratam do rumoroso Caso Maranata (contratação em massa de pessoas através de empresa terceirizada durante o micro-processo eleitoral) e o Caso do Cheque (cuja acusação é de que recursos do Fundo Municipal de Saúde foi depositado na conta de campanha do prefeito).

Veja aqui o parecer do MPE recomendando a cassação do prefeito Veneziano Vital do Rêgo.

Aqui  você pode conferir a AIJE da Bolsa Família.

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe