A Paraíba o tempo todo  |

Ministro está em Londres para reuniões com autoridades inglesas

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, inicia hoje (09-07), em Londres, uma agenda de trabalho com autoridades inglesas para discutir mobilidade urbana, habitação e saneamento básico. O primeiro compromisso será com os técnicos do Departamento Local de Transporte (DLT) para conhecer as experiências bem sucedidas em transporte urbano, em Londres, como o BRT e o VLT.

 

Também vão discutir novas tecnologias de combustível e a eficiência energética, como o hidrogênio e o motor híbrido. Outro tema da pauta será alternativa menos poluente de mobilidade e a implantação de pistas rápidas exclusivas para bicicletas. O plano inglês pretende aumentar em 400% o uso da bicicleta na cidade de Londres até 2015. O uso da bicicleta aumentou 70% na cidade, no mês de outubro de 2010, por conta da construção de infraestrutura adequada.

 

O primeiro compromisso do ministro será com o gerente de Engenharia do DLT, Paul Beyer que fará uma apresentação sobre transporte em Londres, em particular o ônibus. Os técnicos vão debater sobe desafios ambientais e desempenho, eficiência de combustível e estratégia para reduzir poluição de emissões. Ainda no DLT, ele estará com o assessor Político de Planejamento. Spencer Clark, para conhecer o projeto “Legible London”, destinado a estimular os pedestres a percorrer Londres, e a experiência com o pedágio urbano.

 

À tarde, o ministro e os técnicos do Ministério das Cidades estarão com os técnicos do Building Research Estabilishment (BRE), que trabalha com tecnologia de inovação e desenvolve modelos de casas sustentáveis com zero de carbono. O BRE tem um parque com várias casas com construção sustentável e eficiência energética. “Estamos interessados na exposição sobre essas tecnologias e modelos” disse o ministro Aguinaldo Ribeiro.
 
 

No Encontro Nacional da Indústria e da Construção, realizado em 2011, no Brasil, o BRE assinou um protocolo de intenções com o Ministério da Ciência e Tecnologia e a CBIC para construção de parque tecnológico em Brasília, destinado a promover tecnologia para a habitação de interesse social. O parque será construído em uma área na cidade satélite do Gama, doado pela Universidade de Brasília.
 
 

O ministro terá um encontro com o diretor Executivo do BRE, Peter Bonfield para conhecer a atuação do órgão nos Jogos Olímpicos de Londres. À tarde, ainda no BRE o ministro encontrará técnicos do órgão para discutir: custo real de casas sociais, um código para casas sustentáveis, testes e monitoramento, novos materiais e inovação para edificações, o programa do BRE de Cidades do Futuro e métodos modernos de construção. Além disso, vão discutir as soluções inovadoras para esgoto, resíduos e poluição.
 
 

Após as reuniões, o ministro fará uma visita ao Parque de Inovação e estará no Department for Business, Innovation and kills. A agenda de trabalho terminará no final da tarde com um encontro com o ministro do Comércio e Investimento, Lord Green.

 

Na terça-feira (10), o ministro começará o dia de trabalho com os técnicos do Ministério de Comunidades e Governos Locais. Terá várias reuniões sobre habitação e sustentabilidade. Também estará na Aecom, empresa britânica que venceu a concorrência pública para desenolver o Plano Diretor do Parque Olímpico do Rio de janeiro e de Londres. Neste encontro, o ministro, pretende conhecer a sustentabilidade e o legado dos projetos: revitalização urbana (East London), acessibilidade, mobilidade urbana (a grande maioria dos expectadores utilizarão transporte público) e habitação social (no Parque Olímpico) e resíduos.   

 

Nestas reuniões, o ministro estará acompanhado pela secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, o secretário Nacional de Acessibilidade, Leodegard da Cunha Tiscoski e a diretora do PAC do Ministério das Cidades, Maria do Socorro Gadelha. O ministro retornará a Brasília na quarta-feira (11).

 

 

Assessoria

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe