A Paraíba o tempo todo  |

Mesmo com redução do Diesel, PMJP e entidades não cogitam diminuir valor da passagem

Baixar o valor da passagem do transporte público depois da retirada de dois impostos sobre o óleo diesel – o PIS-Cofins e a Cide é um debate que ganhou força nos últimos dias em João Pessoa,  seja nas ruas, nos corredores, na Câmara, mas que segue sendo ignorado pelos órgãos competentes, entre eles o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivos Urbanos de João Pessoa (Sintur-JP) e a prefeitura da Capital.  

Até agora ninguém se manifestou ou mesmo cogitou que essa redução chegue ao bolso do passageiro, que é quem utiliza diariamente o transporte coletivo na Capital.  

Segundo o superintendente adjunto da Secretaria de Mobilidade Urbana, Wallace Massini, não há nenhum debate sobre o tema porque as entidades ainda estariam aguardando a estabilidade do desconto em todas as bombas. Wallace lembrou, todavia, que quem vai colocar o tema em pauta é o Conselho e este sequer tem data marcada para uma nova reunião.

“A gente atua conforme a provocação das empresas. Se elas entrarem com pedido a Semob fará a análise para analisar o custo, se vai haver algum ajuste ou não, mas o Conselho tem que ser provocado para poder agir”, disse.

Para o vereador Léo Bezerra (PSB), líder da oposição na Câmara Municipal de João Pessoa, age com demagogia, já que o prefeito Luciano Cartaxo sugeriu que o Governo do Estado reduzisse o ICMS e disse que “todos deviam fazer a sua cota de sacrifício”.

“Tivemos uma diminuição no valor do óleo diesel e ele sequer teve a coragem de tentar baixar a tarifa dos transportes ou até mesmo isentar o ISS dos transportes. Não vi nenhuma medida que Cartaxo tenha feito para beneficiar a população neste momento de crise”, lamentou.

A reportagem do PB Agora tentou entrar em contato com o Sintur-JP para saber se existia o interesse da entidade em provocar o Conselho para debater a viabilidade da redução do valor da passagem, diante da redução do valor do óleo Diesel, mas ninguém atendeu às nossas ligações.

Retirada do PIS/Cofins e da Cide

O governo federal prometeu dar desconto de R$ 0,46 no litro do dieselpor dois meses como acordo para por fim à greve dos caminhoneiros.

Para chegar a esse montante, precisa cortar tributos federais (PIS-Cofins e Cide) sobre o diesel, o que vai resultar na baixa de outros R$ 0,16 por litro.

Passados dois meses, os reajustes no valor do combustível serão feitos a cada 30 dias, decisão que, segundo o presidente Michel Temer, visa dar mais "previsibilidade" aos motoristas.

 

PB  Agora

Garanta um desconto especial na sua certificação digital no Juristas Certificados Digitais

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe