A Paraíba o tempo todo  |

Marinha caça infratores pelo computador

O capitão-de-fragata Paulo Santos (na foto ao lado), atual comandante da Capitania dos Portos da Paraíba, está desenvolvendo uma verdadeira caçada cibernética nos últimos dias, em busca de pilotos de lanchas e Jet-skis que andam marcando “corridas” no mar, através de determinados sites da Internet.

Força Naval monitora redes sociais

O capitão Paulo, inclusive, já acionou o Serviço Reservado (Setor de Inteligência) da Marinha para buscar subsídios no sentido de coibir este tipo de prática perniciosa entre os proprietários de Jet-skis e lanchas velozes, que costumam singrar as calmas águas paradisíacas das praias de Camboinha, Ponta de Campina e Formosa, nesta época do ano, em busca das diversões náuticas disponíveis no entorno da praia fluvial do Jacaré e da ilhota de Areia Vermelha, durante as marés baixas (vazantes), em período de veraneio.

Fiscalização no Orkut, Twitter e Facebook

Os marinheiros e oficiais que atuam na Capitania dos Portos, sediada na Avenida Barão do Triunfo, no Centro de João Pessoa, já estão com todas essas atividades aventureiras de alto risco monitoradas, através do acompanhamento sistemático das divulgações prévias feitas pelos sites de relacionamento e redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, etc.

Irresponsáveis podem ter barcos apreendidos

As penas previstas para este tipo de transgressões das normas náuticas vão desde multas, perda da carteira de piloto até mesmo a apreensão da própria lancha, outro tipo de barco ou Jet-ski que esteja pondo em perigo a integridade físicas dos banhistas, na faixa de rebentação das ondas, destinada ao banho coletivo, sendo – obrigatoriamente, portanto – totalmente proibida para a circulação de embarcações, motorizadas (movidas à hélice) ou não, em benefício da segurança de todos, no mar.

Capitania comemora “Dia do Marinheiro”

O Capitão dos Portos da Paraíba, capitão-de-fragata Paulo Santos de Oliveira, que deixará o cargo no começo do próximo ano, sendo transferido para a sede do 3º Distrito Naval, em Natal-RN e posteriormente para Brasília-DF, está convidando todos os sócios da Soamar (Sociedade de Amigos da Marinha) e também do Iate Clube do Bessa, para participarem da cerimônia comemorativa alusiva ao “Dia do Marinheiro“, que será realizada no próximo dia 12 de dezembro (2ª feira vindoura), às 10h00, na própria sede da instituição, no bairro do Varadouro.


    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe