Pela primeira vez desde que assumiu o cargo de presidente dos Estados Unidos em janeiro de 2009, Barack Obama enfrenta a desaprovação de mais de metade da população do país, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pelo jornal americano "Wall Street Journal".
O levantamento realizado pelo veículo em parceria com a NBC News com mil americanos mostrou que 44% acreditam que Obama está fazendo um bom trabalho como presidente, enquanto que 51% desaprovam suas ações.
Outro dado que aponta um pessimismo não visto desde 2008 é de que 73% dos entrevistados afirmam que o país está indo na direção errada, e 70% dizem que a economia ainda tende a piorar.
A maioria dos americanos, porém, ainda dizem que muito da situação atual dos EUA se deve à herança negativa deixada a Obama por George W. Bush, seu antecessor.
Obama fará um discurso no Congresso na quarta-feira no qual deve lançar um novo plano para impulsionar a criação de empregos no país e alavancar a economia, de olho na preferência dos eleitores para a corrida presidencial em 2012.
A pesquisa divulgada hoje, contudo, mostra no eleitorado uma tendência de buscar uma nova direção. Cerca de 44% dos americanos entrevistados dizem que atualmente estão mais propensos a votar em um candidato republicano, enquanto que 40% votariam em Obama. Em junho, o presidente tinha 45% dos votos e a oposição 40%.
Folha