A Paraíba o tempo todo  |

Lula reúne multidão durante inauguração no CE

Lula desembarca no CE e reúne mais de mil pessoas para inaugurar trecho da ferrovia transnordetina; amanhã petista estará na Paraíba

 

O presidente Luis Inácio Lula da Silva acaba de desembarcar no Ceará, por volta das 16h desta segunda-feira (14). Lula foi recepcionado por mais de mil pessoas, entre reporteres, politicos e populares. O petista não concedeu entrevista a imprensa e se dirigiu imediatamente para o carro que irá percorrer um trecho de 16Km da ferrovia transnordestina. O presidente será o primeiro a percorrer o local, que faz parte da obra do PAC.

Segundo a assessoria, caso o trajeto não seja cansativo, Lula concederá uma pequena coletiva para os repórteres presentes no local. "Isso só ocorrerá se ele quiser e se ele tiver disposição", avisou a assessoria.

Ficaram prontos um total de 95 quilômetros entre os municípios de Missão Velha, no Ceará, e Salgueiro, em Pernambuco. A conclusão total da obra que passa também pelo Piauí, foi adiada de 2010 para 2012

Lula fará o percurso em um carro de passageiros com capacidade para 35 pessoas. No luxuoso vagão de passageiros há poltronas aveludadas na cor marrom, mesa de reunião, mini-bar e uma televisão de plasma. Ele conduzirá além do presidente Lula, o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB) e comitiva, até o marco zero da obra que fica em Missão Velha.

No trajeto será servido um lanche às autoridades. O carro de passageiros é o único sobre os trilhos e foi adaptado inicialmente para servir de transporte de inspeção de trechos, segundo o presidente da Transnordestina, Tufi Daher.

O trem ganhou um tom mais luxuoso, no entanto, para ser usado na inauguração de outro trecho da obra que acabou sendo adiada, entre Cabo, em Pernambuco, a Porto Real do Colégio, em Alagoas. No primeiro semestre desse ano, uma semana antes da estreia, uma enchente de grandes proporções no estado alagoano destruiu parte do trecho.

Após a passagem pelo Estado do Ceará, Lula visitará a Paraíba na terça-feira (14), onde será recepcionado pelo governador atual, José Maranhão (PMDB) e também pelo governador eleito, Ricardo Coutinho (PSB). Essa é a primeira vez que Lula pisará em solo paraibano após o resultado do pleito.

O presidente encerra visita ao Estado do Ceará por volta das 8h30, quando embarca na cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, e sobrevooa as obras da transposição do São Francisco. Por volta das 9h, desembarca na pista de pouso da cidade de São José de Piranhas, na Paraíba, onde será recepcionado pelo governador e políticos da região.

Em seguida, Lula e Maranhão fazem uma visita as obras do túnel subterrâneo para transporte da água, o maior da América Latina, numa extensão de 15 quilômetros, iniciando no município de Mauriti, Ceará, indo até São José de Piranhas, na Paraíba.

Transposição do São Francisco – A obra da integração das bacias do Rio São Francisco no eixo Norte estão com quase 50% dos serviços concluídos. O trecho abrange três estados: Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Na Paraíba, na Região do Alto Sertão, no município de São José de Piranhas, compreende a extensão do túnel Cuncas I, no lote 14 do Eixo.

 

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe