Por pbagora.com.br

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e governadores reunidos nesta segunda-feira, em Montes Claros, Minas Gerais, para as comemorações dos 50 anos de criação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), prestaram uma homenagem ao vice-presidente, José Alencar.

Em discurso, Lula contou como conheceu Alencar e o convidou para se tornar seu vice na disputa pela Presidência da República. Segundo ele, o vice é um exemplo de moral, ética e perseverança.

Em janeiro, o vice-presidente, de 78 anos, retirou um tumor de aproximadamente 10 centímetros de diâmetro nas costas e mais dez tumores menores na região do abdômen – operação que durou 17 horas. Ele voltou ao trabalho na Vice-Presidência no dia 2 de março.

– Não sei se algum [próximo presidente] terá felicidade de ter um vice da qualidade [de José Alencar]. Nunca perdi um minuto de sono por estar viajando e o José Alencar estar na Presidência – disse Lula, na cidade mineira.

Alencar afirmou que foi elogiado por todos os que participaram da Sudene, e brincou com a declaração que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez ao presidente Lula, quando chamou o brasileiro de “o cara”.

“O presidente [Lula] disse [para mim]: ‘Você é o cara’. Eu disse: ‘Eu sou o vice-cara’”, brincou Alencar. Ele lembrou que foi com os recursos da Sudene que conseguiu montar seu primeiro negócio. Alencar é fundador da Coteminas, uma das principais fabricante de têxtil do país.

A superintendência foi criada no governo de Juscelino Kubitschek para estimular o crescimento do Nordeste. Foi extinta em 2001, no segundo governo Fernando Henrique Cardoso, após denúncias de corrupção. Depois, foi recriada, em 2007, pelo presidente Lula.

Em Montes Claros, Lula, Alencar e governadores nordestinos e de Minas Gerais, Aécio Neves, participaram da 5ª Reunião do Conselho Deliberativo da Sudene, quando foram debatidos o andamento da ferrovia Transnordestina e a implementação de uma malha aérea na região.

Integraram a comitiva presidencial os ministros Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma Rousseff (Casa Civil), Miguel Jorge (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), entre outros.

JBonline

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Petista critica postura de Eliza contra Chico César: “Quer fazer palanque”

O vereador petista Marcos Henriques criticou o requerimento da vereadora Eliza Virgínia, que foi aprovado nesta quinta-feira (13) na CMJP, com voto de repúdio ao cantor e compositor paraibano Chico…

Presidente do PRTB municipal, João Eduardo testa positivo para a Covid-19

O presidente municipal do PRTB de João Pessoa, João Eduardo, testou positivo para a Covid-19 após apresentar sintomas gripais e realizar teste que diagnosticou a doença. O comunicado foi feito…