A Paraíba o tempo todo  |

Lucas denuncia retirada da Emlur

 O vereador Lucas de Brito (DEM) usou a tribuna da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), nesta quarta-feira (30), para questionar a transferência do serviço de coleta da cidade, realizado pela Emlur (Autarquia Municipal de Limpeza Urbana), para empresas privadas. Lucas lembrou que já houve aumentos dos valores pagos pelo serviço neste ano de 2013 e que mais de mil funcionários são contratados atualmente pela Autarquia.

“O cidadão pessoense iniciou o ano de 2013 pagando R$ 4,9 milhões pelo serviço de limpeza urbana da Capital e vai terminar o exercício despendendo R$ 7,6 milhões. Aumento absurdo de 50% sob a gestão do PT, que também importou, por contrato emergencial, a empresa Revita”, criticou o parlamentar.

Além dos valores pagos para empresas privadas, a Emlur mantém em seus quadros, 1.113 servidores contratados por excepcional interesse público e outros 148 à disposição de outros órgãos. “Os dados são do Sagres e mostram que existe um efetivo para a limpeza urbana na cidade. Pergunto o que vai acontecer com esses pais e mães de família? Será que vão para a rua?”, indagou.

A denúncia foi abordada na coluna do jornalista Rubens Nóbrega, que lembrou a possibilidade de greve e paralisações muito comuns nos embates entre patrões e empregados. Segundo trechos da coluna, a entrega de 100% da coleta e transporte do lixo da cidade a empresas privadas deve acontecer na Concorrência Pública nº 001/2013 da Emlur, marcada para 8 de novembro próximo.

Durante seu pronunciamento, Lucas de Brito destacou a necessidade de o serviço público ter garantias sobre o funcionamento da coleta, para que a possibilidade de interrupção dos serviços não gere transtornos à população.

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe