A Promotoria da Educação, Criança e Adolescente de Cuité recomendou a suspensão imediata de todas as atividades da Escola Estadual de Ensino Fundamental Deputado José Pereira, em Nova Floresta, a desativação da unidade escolar com realocação de todos os alunos a outras escolas estaduais, sem que haja prejuízo do término do ano letivo de 2019. Foi recomendado ainda que seja determinada, no prazo de 15 dias, a reforma total do prédio.

A recomendação foi expedida pelo promotor de Justiça Dennys Carneiro Rocha dos Santos ao secretário de Educação do Estado da Paraíba e ao diretor da escola. A recomendação é parte do inquérito civil instaurado na Promotoria com o fim de apurar condições estruturais e outras irregularidades de funcionamento da escola estadual.

De acordo com o promotor, uma inspeção realizada pelo Tribunal de Contas do Estado constatou irregularidades estruturais no prédio do estabelecimento de ensino, representando riscos à integridade física de alunos e funcionários, sendo estritamente necessária a adoção de providências emergenciais. Entre as irregularidades, estão fiação exposta, rachaduras e mofo das paredes, infiltração, entre outros problemas estruturais.

Na recomendação, o promotor destaca que o princípio da garantia do padrão de qualidade do ensino, além do processo ensino-aprendizagem, engloba as instalações físicas do local em que é ministrado.

Ainda segundo a recomendação, o não cumprimento das medidas recomendadas poderá acarretar o ajuizamento de ação civil pública ou outras ações de cunho administrativo e judicial.

Redação com MPPB
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Presidente do TRE/PB trata como improvável adiamento de eleição

O desembargador José Ricardo Porto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), declarou nesta quarta-feira (1º) em entrevista à Rádio Arapuan FM, que ao seu ver, há um prazo…

Vereador socialista cobra realização de sessões virtuais na CMCG

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, as sessões na Câmara Municipal de Campina Grande, foram temporariamente suspensas, sendo previstas para acontecer apenas uma vez por semana. O vereador Anderson…