A Paraíba o tempo todo  |

IMPRENSA DESTACOU: relembre os principais momentos da defesa de RC à Dilma Rousseff

Faltando poucas horas para se consolidar o afastamento da presidenta Dilma Rousseff (PT) por parte do Senado Federal, são dignos de registros alguns posicionamentos feitos pelo governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB), um dos poucos governadores a fazer defesa emocionada da presidente Dilma, até maior que filiados ao PT. Ao longo de todo esse processo, Ricardo voltou a falar em golpe das oposições para apunhalar Dilma. Inclusive à contramão da orientação de seu partido, o PSB, que saltou para o barco da oposição.

Alguns momentos e discursos levantados pelo político paraibano merecem ser relembrados:

Durante visita da presidenta no ano passado a Paraíba, o que chamou a atenção da mídia nacional, a exemplo do portal UOL, foi o discurso de Ricardo Coutinho durante a cerimônia. Em sua fala, ele defendeu que a petista permaneça no cargo até o final de seu mandato. “Aqui na Paraíba, presidenta, o povo sabe o que esperar do seu governo, que vai até o final de 2018, junto com o nosso governo”, disse.Segundo ele, atualmente existe um cerco “que parece não acabar”, mas que o povo tem a consciência de que o tema “eleição” será discutido em 2018. “Enquanto isso, deixa quem foi eleito governar e governar cada vez melhor”, afirmou, durante a cerimônia de entrega das 1.948 residências.

Ricardo criticou “arautos e aves do mau agouro que querem quebrar o país a todo momento” e ressaltou a necessidade de, na política, se ter a generosidade de colocar os interesses do povo acima de quaisquer outros interesses. “Eu defendo a institucionalidade. A senhora, presidenta, foi eleita para governar e irá governar o País”, afirmou.

“A senhora vai superar as adversidades, não pela senhora, não pelo seu partido, mas pelo povo que precisa de um País centrado e em recuperação econômica”, disse Coutinho.

Golpe Nunca Mais: Ainda me 2015, por meio de uma carta, Coutinho convocou a população para participar da mobilização e defende o respeito à Constituição Federal e o Estado Democrático de Direito.

“O Brasil precisa de estabilidade, não de ameaças e chantagens. A decisão do presidente da Câmara dos Deputados de aceitar abertura do processo de impeachment da presidente Dilma aponta em sentido contrário, ao qual as instituições e a sociedade civil precisam responder. O povo não merece isso e ao Poder Legislativo não convém ser presidido por alguém movido pelo ódio. A democracia brasileira, tão jovem e tão duramente conquistada, não pode ser refém de chantagem de qualquer natureza”, ressaltou Ricardo Coutinho, merecendo registro da imprensa nacional.

O ponto alto da defesa de Ricardo a Dilma foi quando a presidenta afastada visitou a Paraíba no dia 15 de junho desse ano para participar de audiência pública da Assembleia Legislativa da Paraíba, no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, no bairro de Tambauzinho, em João Pessoa . Na chegada ao Espaço Cultural, Dilma foi recebida por simpatizantes com aplausos e gritos de “volta, querida!”, “Dilma guerreira” e “fora Temer”.

Durante a passagem pela Paraíba, a presidente afastada voltou a defender uma consulta popular como saída para a crise política no país. “Não há um consenso hoje sobre o que um plebiscito abarcaria. Se ele abarcaria a eleição, se ele abarcaria eleições presidenciais, se ele abarcaria eleições presidenciais e uma discussão sobre reforma política, se ele abarcaria eleições gerais”, disse Dilma. “Só terá condição se você costurar um pacto democrático, que passa necessariamente pela consulta popular”, acrescentou.

 

 

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe