A Paraíba o tempo todo  |

“Há retaliação clara e explícita do Governo Federal com relação à PB”

As operações de crédito realizadas pelo Estado da Paraíba, apesar de estarem com todas as documentações e índices em dia, tem esbarrado, não na burocracia, mas na retaliação política. Empréstimos na cifra dos milhões de reais e até mesmo de dólares aguardam apenas a ‘boa vontade’ do Governo Federal para avalizar a garantia da operação. A informação é preocupante e foi explanada, nesta quarta-feira (13), durante entrevista, pelo procurador Geral do Estado, Gilberto Carneiro.

Para ele, não há outra justificativa que não seja a de retaliar a administração estadual que se colocou contrário ao impeachment da presidente Dilma, rechaça a prisão política do ex-presidente Lula (PT) e lamenta a falta de uma punição para as irregularidades que envolvem o presidente Michel Temer (MDB).

“O governo do Estado, aí pode ser coincidência ou não, tem enfrentado muitas dificuldades junto ao Governo Federal para efeito de operacionalizar essas operações de crédito. Nós temos hoje várias, a exemplo uma operação com o Banco Mundial, no valor de U$ 50 milhões de dólares para o desenvolvimento do PIB Rural, temos uma com o Banco do Brasil, no valor de R$ 102 milhões de reais também aprovada, aguardando liberação, o Estado já apresentou todas as declarações, obedeceu a todas as metas, cumpriu todos os índices, no entanto, a garantia que deve ser oferecida pela União para concretizar esses empréstimos não sai”, desabafou.

Segundo Carneiro, a União tem esperado chegar a data de vencimento  dessas certidões para, só assim, despachar avisando que o Estado deve, novamente, buscar certidões atualizadas, e sempre que é solicitado o Estado corre atrás e cumpre com o que é solicitado.

“Eu vejo que há uma retaliação clara e explícita do Governo Federal em relação ao Estado da Paraíba e isso é lamentável, porque eu vejo que essas operações de crédito são extremamente importantes para efeito de garantia de desenvolvimento do Estado da Paraíba e não há nenhum amparo legal para essas operações não se concretizarem. Infelizmente nesse caso específico eu posso falar com propriedade que tem digital político do Palácio do  Planalto para não liberar os empréstimos”, completou.

INFLUÊNCIA DE PARAIBANOS

Gilberto Carneiro citou o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) como um dos políticos que podem estar trabalhando nos bastidores para impedir a operacionalização dos créditos na gestão do governador Ricardo Coutinho (PSB).

“Há interferência da bancada de oposição, e eu nem tenho menor dúvida, o senador Cássio por exemplo é um deles”, apontou.

Carneiro então disse que o senador paraibano, mesmo sem ser da base de Temer, tem poderes para influenciar junto a Ministérios e outros canais.

“Ele pode interferir junto a ministérios e àqueles canais que tem, além de que quando não há empenho por parte da bancada , há omissão”, arrematou.        

A entrevista de Gilberto Carneiro foi veiculada na Arapuan FM.

 

Márcia Dias

PB Agora

Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe