Por pbagora.com.br

 O Governo do Estado entregou, nesta quinta-feira (22), em solenidade no Açude Velho, em Campina Grande, uma viatura do tipo autoplataforma aérea para o 2º Batalhão Bombeiro Militar, que atende a 63 cidades.

É a segunda viatura deste tipo entregue em pouco mais de um mês. A primeira ocorreu no dia 16 de abril, em João Pessoa. Foram investidos R$ 6,5 milhões na aquisição das duas viaturas, que são de origem italiana, e mais R$ 1 milhão na compra de equipamentos como capacetes galet, roupas anti-incêndio, capas e luvas.

Presente à solenidade, o governador Ricardo Coutinho ressaltou que a viatura é equipada com escada elétrica de 55 metros que pode atingir um alvo de até 155 metros de altura com o jato de água.

“É um equipamento muito importante. Há 40 anos, o Corpo de Bombeiros era equipado apenas com uma escada magirus. Hoje em dia, você tem em Campina Grande verdadeiros arranha-céus. Se houvesse um incêndio, a escada magirus não passaria do primeiro andar. Equipamentos como esses a gente só vê em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo”, afirmou.

Ele ainda salientou que a Paraíba adquiriu as autoplataformas com o objetivo de modernizar os bombeiros, que também estão recebendo outras viaturas e demais equipamentos.

“É importante frisar que temos investido em uma instituição que é essencial para a segurança, para o conforto e para a paz, que é o nosso Corpo de Bombeiros, o qual ficou muito tempo sendo esquecido por algumas gestões”, acrescentou.

Por sua vez, o comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Jair Carneiro de Barros, informou que, para garantir a operacionalização dos equipamentos, foram treinados 30 bombeiros.

“Os bombeiros foram capacitados no mês passado justamente para garantir a boa operacionalização dos equipamentos”, explicou coronel Jair. Durante a entrega autoplataforma aérea, houve a demonstração de uso do equipamento com a participação do governador Ricardo Coutinho e o secretário da Segurança e da Defesa Social, Cláudio Lima.

Também participaram da solenidade a secretária da Interiorização e da Ação do Governo, Gilma Germano; a secretária executiva Giovanna Fernandes; o secretário de Comunicação, Luiz Tôrres; o comandante geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves; a comandante do 2º BBM, Jousilene Tavares; os deputados Adriano Galdino e Doda de Tião; o prefeito de Lagoa Seca, José Tadeu Sales; e os vereadores de Campina Grande, Nelson Gomes Filho, Napoleão Maracajá, Alexandre do Sindicato e Inácio Falcão; entre outras autoridades.

Redação com assessoria

Notícias relacionadas

Covid-19: deputado paraibano responsabiliza Ministro da Saúde pela falta da 2ª dose

  O Deputado Estadual Anísio Maia, durante a 11ª sessão remota, da Assembleia Legislativa da Paraíba, culpou o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o Governo Federal pela falta de…

RC diz que aliança da esquerda mira base sólida para combater “forças conservadoras”, inclusive na PB

Uma das principais lideranças nacionais do PSB, o ex-governador Ricardo Coutinho, defendeu, em entrevista ao PB Agora, uma frente de partidos de esquerda e campo democrático popular para combater as…