Categorias: Política

Governo da Paraíba renova parceria para oferecer 2 mil bolsas de estudo para mulheres e LGBTQIAPN+ em vulnerabilidade

PUBLICIDADE

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH), renovou a parceria com o Centro de Ensino Educa Nexus para oferecer 2 mil bolsas de estudo na modalidade de educação a distância (EaD) em 2025. A iniciativa vai beneficiar usuários dos Centros Estaduais de Referência LGBTQIAPN+ de João Pessoa e Campina Grande, mulheres privadas de liberdade nos presídios femininos da Paraíba e mulheres atendidas em serviços como a Patrulha Maria da Penha, os Centros de Referência da Mulher, Casa Abrigo ( Capital) e Casa de Acolhida (Sousa).

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, e o diretor do Centro, Alcimar Martins, assinaram o termo de renovação da parceria. O Educa Nexus atua na Paraíba desde 2019 e promove a formação de jovens e adultos por meio de cursos a distância, incluindo capacitações técnicas e profissionalizantes. A instituição também desenvolve ações voltadas para populações em situação de vulnerabilidade social. As inscrições para as bolsas de 2025 serão abertas ainda neste mês nos serviços parceiros.

Educação e empregabilidade

Para Alcimar Martins, a renovação da parceria reafirma o papel do setor privado no apoio à educação e à empregabilidade de grupos em situação de vulnerabilidade. “Essa parceria tem dado certo, e acreditamos que empresas e governos podem atuar juntos na educação, com foco na redução da evasão escolar e na geração de oportunidades de trabalho”, destacou o diretor do Educa Nexus.

A secretária Lídia Moura ressaltou que a iniciativa visa reduzir a evasão escolar entre a população LGBTQIAPN+, que frequentemente enfrenta discriminação e dificuldades de acesso ao ensino. “O preconceito e a discriminação estão diretamente relacionados à evasão escolar. Precisamos oferecer alternativas de educação para garantir mais oportunidades para essa população na Paraíba”, afirmou Lídia Moura.

Ela também explicou que as bolsas destinadas às mulheres privadas de liberdade serão gerenciadas pela Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap), responsável pelo cadastramento das reeducandas e pela definição dos horários das aulas.

A renovação da parceria ocorre em um momento estratégico, já que o sistema prisional da Paraíba implementou laboratórios de informática em suas unidades, ampliando o acesso das internas ao ensino a distância.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Empossada como conselheira no TCE-PB, Alanna Galdino diz ter sido vítima de ataques de ódio

Aconteceu nesta terça-feira (30), a sessão que nomeou por unanimidade e concedeu posse a mais…

30 de abril de 2025

Cícero destaca parceria com o Governo do Estado na liberação de tráfego do Viaduto Luciano Agra

Uma das mais importantes obras de mobilidade urbana de João Pessoa teve sua primeira etapa…

30 de abril de 2025

Cajazeiras lidera ranking das cidades mais chuvosas da Paraíba em abril

Os municípios de Cajazeiras, Cachoeira dos Índios e Santa Helena, localizados no Sertão paraibano, foram…

30 de abril de 2025

“A Paraíba clama por alguém com meu perfil”, diz Galdino ao reafirmar disposição de disputar o governo em 2026

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), voltou a se posicionar…

30 de abril de 2025

O que abre e o que fecha em João Pessoa e Campina Grande no feriado de 1º de maio

O Dia do Trabalhador, celebrado nesta quinta-feira (1º), é feriado nacional e, como tal, provoca…

30 de abril de 2025

Lista Vermelha: foragido da Interpol acusado de estupro é preso pela PMPB em Itabaiana

Um foragido que estava sendo procurado pela Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) foi preso,…

30 de abril de 2025