A Paraíba o tempo todo  |

Governadores se reúnem para enxugar pauta e priorizar necessidades do Nordeste

Antes da reunião com a presidente Dilma, os governadores do Nordeste realizaram uma reunião prévia para enxugar a pauta. A informação é do secretário de Comunicação Institucional da Paraíba, Luis Torres. Ele disse ainda que além das cobranças, os governadores também projetam uma novidade política.

O secretário explica que com uma lista extensa, talvez os governadores não pudessem sair com uma solução e garantias de ações objetivas e concretas. “Enxugar a pauta e priorizar a seleção que será apresentada agora a partir das 16h no Palácio do Planalto”, diz.

Os eixos escolhidos pelos governadores foram a liberação de linhas de crédito para obras no nordeste por meio de empréstimo, uma linha de financiamento. “Os governos pactuaram que em momento de crise pode até cortar gastos na receita, mas não pode cortar empréstimo, porque é um dinheiro que o estado vai devolver às instituições financeiras. Não é pedido de liberação, é de empréstimos para que as grandes obras e investimentos possam continuar no nordeste sem que a região pare”, explica.

Outro item elencado pelo secretário foi a questão do combate da estiagem, pinçada da carta escrita em João Pessoa, no Encontro de Governadores, no ano passado.

A Carta fala do combate à seca em duas vias: o pleito pela reinvidicação das medidas emergenciais, com a construção de poços artesianos, carros pipas e adutoras mais rápidas, além de obras estruturantes hídricas como na Paraíba o canal Acauã-Araçagi e a transposição do rio São Francisco que dialoga com o nordeste como um todo.

A audiência com a presidente é necessariamente para tratar de temas administrativos e fazer cobranças. “Não é um encontro de cortesia, nem para aplausos”, destaca.

A reunião com a presidente está marcada para as 16h, no Palácio do Planalto. As informações repercutiram no paraiba.com

 ""

Redação

 

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe