A Paraíba o tempo todo  |

Governador do Ceará rompe oficialmente com Eduardo Campos e se desfilia do PSB

O governador do Ceará Cid Gomes anunciou a saída do Partido Socialista Brasileiro (PSB), na noite desta quinta-feira (26), após reunião com aliados em Fortaleza, sem declarar qual será sua próxima sigla. "A gente não tem mais espaço no PSB. Lamentamos profundamente, mas tomamos a decisão de sair”, disse. Ele declarou ter sido procurado pelo PP, PCdoB, PSD, PDT e Pros e quer se filiar a um novo partido na quarta-feira, 2 de outubro.

O ex-ministro Ciro Gomes (PSB), irmão de Cid, e o ministro dos Portos, Leônidas Cristino seguem o governador. "Vamos todos para o mesmo partido. O meu esforço é de manter a unidade”, disse Cid, referindo-se também ao Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, aos quatro deputados federais e nove deputados estaduais, que também acompanham o governador. O grupo político de Cid Gomes detém 280 mandatos no estado, com 38 prefeitos, além dos 13 deputados e vereadores.

Cid e aliados apoiam a reeleição de Dilma Rousseff e discordam de uma eventual candidatura do presidente nacional do PSB, o governador Eduardo Campos (PE), à Presidência da República. A decisão da executiva nacional em entregar os cargos do partido no Governo Federal havia deixado Cid Gomes ainda mais isolado no partido desde a semana passada.

Após o encontro desta quinta, Ciro Gomes fez críticas a Campos. "Não tenho preferência [de partido]. Defendo a unidade ao redor da figura do Cid. O Eduardo Campos segue um projeto pessoal e o PSB vai definhar nacionalmente”, afirmou.

Decisão sobre nova sigla

Segundo o governador, um representante do partido vai entregar a Campos, nesta sexta-feira (27), no Recife (PE), a lista de desfiliados retirada da reunião desta quinta. O governador calcula que serão mais de 400 nomes contando com os suplentes. 

Na terça-feira da próxima semana, o grupo se reúne novamente no Marina Parque Hotel, em Fortaleza, para definir a nova sigla. Ele quer se filiar a um novo partido no dia seguinte, quarta-feira, 2 de outubro.

Disse ainda que os próximos passos são procurar garantias para os desfiliados que têm mandato e iniciar conversas com cada um dos partidos que se dispuseram a filiar seu grupo. Entre os presentes à reunião, a maioria citava o Pros com opção mais segura juridicamente para se filiarem.

Cinco convites

Cid Gomes afirmou ter recebido convites de cinco partidos, mas disse não ter sido procurado pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Pretende avaliar cada um dos cinco. "Eu recebi muitos gestos, de convites, de atenção, de dirigentes partidários que colocaram seus partidos à disposição (…) O presidente do PP Nacional, Ciro Nogueira, manifestou a disposição de nos acolher; o presidente nacional do PDT, Lupi [Carlos], também fez essa manifestação; o presidente nacional do PSD, ex-prefeito Kassab, também e o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo (…) e eu vinha fazendo contato com o PROS”, afirmou. Ao ser questionado se houve convite do PT, ele respondeu que não recebeu ”nenhuma manifestação do partido”.

"Anuência" do PSB nacional

Na chegada ao encontro, o governador afirmou que representantes do partido conversaram com o presidente nacional da sigla e solicitaram a ”anuência” para que filiados do partido no Ceará deixem o PSB sem questionamentos da direção nacional. Cid Gomes afirmou que Campos pediu a renúncia coletiva da executiva estadual. "O deputado José Albuquerque [presidente da Assembleia Legislativa do Ceará] fez contato com o presidente do partido, Eduardo Campos, no sentido de que ele desse uma anuência para uma eventual saída para todas as pessoas que têm mandato eletivo e, com isso, ele se comprometeu, pedindo, em contrapartida, que houvesse renúncia coletiva do diretório estadual”, disse. 

 

PB Agora com Globo.com

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe