Agora é oficial. Depois de nomear extensa lista de parentes de juízes e desembargadores paraibanos, o governador José Maranhão (PMDB) não se deu por satisfeito e premiou nada menos do que um ministro do Superior Tribunal de Justiça com cargo comissionado no governo do Estado.
Mulher do ministro Francisco Falcão, do STJ, a senhora Ana Elizabeth Bezerra de Melo Paraguai foi nomeada para o de assessora técnica da Consultoria Técnica da Secretaria de Estado de Articulação Governamental, em Brasília, conforme ato de nº 3.519, publicado no Diário Oficial do Estado do dia 23 de abril deste ano.
A união estável do ministro Falcão, amigo da família Maranhão e da primeira-dama do Estado, desembargadora Fátima Bezerra, com a nova servidora do Estado da Paraíba foi confirmada pelo próprio gabinete do ministro no STJ, conforme áudio obtido pelo PB Agora.
O cargo dá o direito de Ana Elizabeth ganhar R$ 3.8 mil por mês, excluindo as gratificações. Tanto Falcão quando Ana Elizabeth tem os pais nascidos em Monteiro, na Paraíba.
Amigo da família Maranhão, Francisco Falcão é uma recorrente figura na vida social do governador e da primeira-dama. Ele esteve presente em dois eventos na Paraíba recentemente, conforme atestam colunistas sociais do Estado, a exemplo de Gerardo Rabelo, do Jornal da Paraíba.
Um deles no casamento de Alice Maranhão, filha de Maranhão e Fátima Bezerra, do qual foi padrinho junto com Ana Elizabeth, em novembro do ano passado. O outro, ainda mais recente, no dia 17 de abril, quando a desembargadora Fátima Bezerra assumiu a vice-presidência do Tribunal de Justiça do Estado,conforme matéria publicada no portal oficial do Governo do Estado na internet no dia 17/04/09.
Curiosamente, o perfil de Francisco Falcão na pagina do STJ no Internet não apresenta no nome da companheira, registrando apenas os nomes dos filhos e dos pais do ministro.
Tanto no casamento, quanto na posse do vice-presidência do TJ, Francisco Falcão não foi o único ministro presente. No casamento da filha de Maranhão, estiveram presentes Cesar Asfor Rocha, Nancy Andrighi e Hamilton Carvalhido.
Coincidência ou não, o ministro é um dos nomes favoráveis à indicação da primeira-dama para possível cargo de ministra do STJ.
Maranhão mantém boa relação com Judiciário
Desde que assumiu o governo, após conseguir na Justiça derrubar o mandato do governador Cássio Cunha Lima (PSDB), o governador José Maranhão (PMDB) vem beneficiando parentes e amigos do Poder Judiciário.
A primeira nomeação foi a do filho do advogado Nadir Valengo, um dos juízes que votaram no Tribunal Regional Eleitoral pela cassação de Cássio no caso dos cheques da FAC. Rafael Dantas Valengo foi nomeado no dia 12 de março para o cargo de Gestor de Programa Estruturante, símbolo CDS-3, com exercício no Gabinete do Governador.
Um dia depois da denúncia ser veiculada com exclusividade pelo PB Agora, o governador Maranhão recuou e exonerou o filho de Valengo. Em entrevista à TV O Norte, o procurador-geral do Estado, Marcelo Weick, disse que tudo não passou de um erro. E que o governo iria abrir uma sindicância para apurar os responsáveis. Mais de um mês depois, não há sinal do resultado da sindicância.
Depois Maranhão continuou premiando figuras do Judiciário. A última delas foi a filha do juiz Paulo Maia, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, TRT, que passa a ocupar cargo de Diretoria na Cagepa.
Ele se une a lista, encabeçada pela primeira-dama, desembargadora Fátima Bezerra, composta por familiares dos magistrados Júlio Paulo Neto, Nilo Ramalho, Marcus Souto Maior, Luiz Silvio Ramalho, Onaldo Queiroga, Guilherme Ferraz e tantos outros.
Perfil do ministro Francisco Falcão
Filho e neto de monteirenses, o ministro Francisco Falcão nasceu no Recife no dia 30 de maio de 1952 e iniciou sua carreira de magistrado aos 36 anos, com a criação do Tribunal Regional Federal (TRF) da 5ªRegião, em março de 1989, onde ocupou o cargo de presidente.
É o único pernambucano na Corte do STJ.
Luís Tôrres
PB Agora