O “Future-se”, plano de financiamento para as universidades federais, proposto pelo Ministério da Educação (MEC), pautará audiência pública nesta quarta-feira (11/9/19), a partir das 10h, no plenário da Câmara Municipal de João Pessoa. O pedido da reunião é assinado pelo vereador Tibério Limeira (PSB).

De acordo com o vereador socialista, a audiência será para refletir e mostrar o “desmonte do ensino público nas universidades e institutos federais”. Na ocasião, será entregue o Título de Cidadão Pessoense ao educador Theodan Stefesson Cardoso Leite.

O Ministério da Educação lançou o programa em 17 de julho deste ano. Até o dia 29 de agosto, o órgão disponibilizou, por meio da internet, consulta pública para receber sugestões dos cidadãos. De acordo com o MEC, as contribuições serão compiladas e poderão ser consideradas em proposta de mudança na legislação, a ser apresentada ao Congresso.

No entanto, a proposta já foi rejeitada por universidades brasileiras.  Para essas unidades de ensino, a minuta do programa não determina com precisão como a arrecadação dos fundos patrimoniais seria distribuída entre as instituições. Outro questionamento diz respeito ao já vigente contingenciamento do orçamento das universidades.

 

Redação

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Galdino faz apelo ao MP por mais tempo para gestores extinguir lixões

Em recente entrevista à imprensa o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) deputado Adriano Galdino (PSB), assumiu o apelo dos prefeitos do Litoral Norte do Estado, que alegando falta…

2020: deputado aliado de João defende a unificação da oposição em CG

Pré candidato a prefeito de Campina Grande, o deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB), defendeu, nesse fim de semana, a unificação da oposição para enfrentar o candidato a ser apresentado pelo…