A Paraíba o tempo todo  |

Filho de Bolsonaro provoca o general Augusto Heleno pelo Twitter

O vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro, voltou a tensionar a relação com os militares. Desta vez, de forma velada, sem citar nomes, mandou recado para o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, Augusto Heleno. O general é um dos principais conselheiros do presidente e um dos mais respeitados entre os oficiais das Forças Armadas no governo.

As críticas de Carlos têm como contexto a prisão do militar Manoel Silva Rodrigues, detido em Sevilha, na Espanha, com 39 quilos de cocaína. Em um comentário publicado no Twitter carregado de ilações, Carlos questiona o trabalho de segurança do GSI. “Por que acham que não ando com seguranças? Principalmente aqueles oferecidos pelo GSI? Sua grande maioria podem ser até homens bem intencionados, e acredito que sejam, mas estão subordinados a algo que não acredito”, destacou.

O vereador não explicou o que quis dizer com “homens subordinados a algo que não acredito”, mas a declaração foi interpretada como ataques a quem está no topo da pasta, Heleno, e, consequentemente, os militares. Não é a primeira vez que Carlos sugere que oficiais das Forças Armadas não estão alinhados com Bolsonaro. Já chegou a questionar e incitar ataques nas redes sociais ao vice-presidente Hamilton Mourão e ao general Santos Cruz, então ministro-chefe da Secretaria de Governo.

Em desabafo, o filho de Bolsonaro diz que tem “gritado em vão há meses internamente”. “E, infelizmente, sou ignorado. Não digo que sou dono da razão e evitei, até aqui, ao máximo, me expor desse jeito, mas não está dando mais. Estou sozinho nessa, podendo, a partir de agora, ser alvo mais fácil ainda, tanto pelos de fora, tanto por outros”, declarou. O comentário se encerra com a mais grave ilação. Carlos sugere que o comentário pode lhe custar a vida. “Há muito mais nisso tudo! Mas viemos aqui para deixar uma mensagem! Creio que essa faz uma parte dela, mesmo que isso custe minha vida!”, acrescentou.

O GSI não emitiu nota oficial, mas pessoas próximas de Heleno na pasta e em todo o Palácio do Planalto garantem que o ministro ficou incomodado. “Quem gosta de ser atacado sem motivo?”, questionou um militar no Planalto. As críticas do 02 de Bolsonaro, no entanto, mostram um isolamento de Carlos nas ilações. O escritor Olavo de Carvalho, “guru” ideológico do capitão reformado e outro a ter entrado em recentes conflitos com os militares, não adotou o mesmo tom.

Em publicação nas redes sociais, publicou um vídeo em que Heleno e o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, defendem o governo, o ministro da Justiça, Sérgio Moro, e a reforma da Previdência. “Ver o general Heleno no palanque, ao lado do Eduardo Bolsonaro, defendendo com bravura o nosso presidente, foi um grande momento para todos os brasileiros”, comentou Olavo.

 

Redação com Uol

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe