A Paraíba o tempo todo  |

Exilados políticos não são fugitivos, diz Marina

A senadora Marina Silva (AC), pré-candidata do PV à Presidência da República, disse, nesta segunda-feira (12), que as pessoas que se exilaram durante a ditadura militar fizeram a “legítima defesa” de suas vidas ao deixar o país e que não são fugitivos.

 

A senadora deu as declarações ao ser questionada sobre o fato de a ex-ministra Dilma Rousseff ter dito, no sábado (10), que não tem “medo da luta”.

Dilma militou em organizações de esquerda durante o governo militar e chegou a ser presa. A petista não citou nomes, nem fez referências diretas a nenhuma pessoa. A frase, no entanto, levantou a dúvida de que poderia ser uma alusão ao ex-governador José Serra, pré-candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, que exilou-se no Chile durante o regime militar.

 

“Tenho uma visão dessa questão até inspirada na ministra Dilma. Quando o senador Agripino Maia (DEM-RN) insinuou que ela era mentirosa, ela fez uma fala que foi comovente para todos nós. Ela disse que era muito fácil dizer a verdade quando se é torturado. Difícil era mentir e não entregar seus companheiros. Então, inspirada nisso, [digo que] todos aqueles que saíram do Brasil, não fugiram. Eles fizeram um ato de legítima defesa da sua vida porque é assim que cada pessoa faz quando se sente ameaçada”, disse Marina, ponderando que não sabe em que contexto Dilma falou.

Marina Silva, que participou de um seminário em São Paulo, disse ainda que está fazendo uma “cruzada” para promover o debate na campanha eleitoral e afirmou que, quando um candidato “alfineta” o outro, diminuem as possibilidades de discussão profunda dos temas.

 

Questionada, a senadora, que foi ministra do Meio Ambiente, defendeu o adiamento do leilão de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará. Ela disse que, no momento, não tem uma posição definida sobre a obra e argumentou que o adiamento é necessário para avaliar todos os aspectos envolvidos na construção da usina.

 

Dilma se explica no Twitter
Nesta segunda, a ex-ministra explicou a declaração. “De onde tiraram que fugir da luta é se exilar? O exílio significou a diferença entre a vida e a morte para os exilados brasileiros. Grandes amigos meus corajosos e valorosos só tiveram uma saída na ditadura, se exilar. Querer dizer que os critiquei só pode ser má fé”, escreveu, em seu perfil no Twitter.

Serra, por sua vez, alfinetou Dilma ao ser questionado se sentiu atingido pela declaração da pré-candidata do PT.

 

“Acredito que não estivesse se referindo a mim. O próprio Leonel Brizola, que era o chefe do partido da Dilma, foi exilado porque se ficasse no Brasil ia ser preso. Há muitos companheiros de partido da Dilma que também foram exilados por esse motivo. Por isso, não entendi essa declaração porque seria um desrespeito a várias pessoas”, disse, em uma entrevista nesta segunda. A ex-ministra foi filiada ao PDT de Brizola antes de ingressar no PT.

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe