A Paraíba o tempo todo  |

Europa precisa sair da crise com proteção do emprego, diz Dilma

Europa precisa sair da crise com ‘proteção do emprego’, diz Dilma

Presidente discursou ao lado do presidente da Turquia, Abdullah Gül. Dilma disse que Brasil e Turquia têm ‘potencial’ para ampliar comércio.

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (7) em Ancara, na Turquia, que a Europa precisa encontrar uma "saída rápida" da crise financeira que privilegie a "retomada do crescimento e a proteção do emprego".

"O momento de crise aguda por que passa a União Europeia nos preocupa. Desejamos para Europa uma saída rápida da crise por meio da busca de maior estabilidade macroeconômica, mas também assegurando a retomada do crescimento, a proteção do emprego e dos segmentos mais vulneráveis da população. Tenho certeza que no G-20 Brasil e Turquia serão países que estarão em sintonia em defesa de uma situação mais harmoniosa do mundo", disse a presidente em declaração conjunta ao lado do presidente da Turquia, Abdullah Gül.

No discurso, Dilma destacou que a relação com a Turquia é "estreita a laços de parentesco", uma vez que a comunidade turca no Brasil é grande. "O fato de parte expressiva do Brasil ter sido formada por pessoas vindas dessa região reforça nossa parceria. (…) Temos nas nossas veias correndo muito do sangue aqui da Turquia."

A presidente afirmou que o perfil econômico dos dois países oferece "ampla base" e "potencial" para o desenvolvimento do comércio.

Conselho da ONU

Dilma Rousseff voltou a defender mais espaço para os países em desenvolvimento no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). "ONU precisa se reformar, se expandir, para se tornar mais participativa e contemplar países que passaram a se destacar no cenário mundial", afirmou Dilma.

Assim como o Brasil, a Turquia não é membro permanente do Conselho de Segurança e pleiteia a cadeira. No discurso, Dilma classificou como "crucial" uma saída pacífica entre Palestina e Israel.

Estava previsto para esta sexta um encontro com o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, mas a reunião foi cancelada devido à morte da mãe do premiê. Dilma deve embarcar para Istambul ainda nesta sexta, onde não terá agenda oficial no sábado (8).

Fórum empresarial

Mais cedo, a presidente compareceu a fórum empresarial com executivos brasileiros e turcos. Ela falou sobre a reunião do G-20 em Cannes, em novembro. Para Dilma, Brasil e Turquia precisam continuar buscando um maior espaço no processo decisório das instituições econômicas e financeiras internacionais.

‘Na cúpula de Cannes, Brasil e Turquia devem juntos pressionar por resultados concretos que superem muitas vezes a imobilidade política das lideranças envolvidas’, discursou Dilma durante a cerimônia de encerramento do seminário empresarial.

A Turquia é a última etapa da viagem de Dilma pela Europa. A presidente foi a Bruxelas, onde reuniu-se com líderes belgas e da União Europeia, e à Bulgária, onde visitou a terra natal do pai.

 

G1

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe