A Paraíba o tempo todo  |

Estatística mostra empate técnico entre Efraim, Vitalzinho e Santiago

Estatística mostra empate técnico entre Efraim, Vitalzinho e Wilson Santiago; situação eleitoral de Cássio deixa briga pelo Senado ainda mais indefinida

A pesquisa Ibope sobre a corrida ao Senado Federal na Paraíba, divulgada na tarde deste sábado, pela TV Cabo Branco, demonstra um fato claro a cada nova avaliação: nada está definido. Nem mesmo a liderança absoluta do candidato Cássio (PSDB), que apareceu com 45% das intenções de voto, é garantia de sua vaga, haja vista os sérios problemas por que passa na Justiça Eleitoral, à sombra de uma impugnação iminente.

Deixando de lado a situação do ex-governador, resta perceber que a briga pelas vagas está praticamente empatada.

Mesmo que pareçam visualmente distantes, se analisarmos os números e os parâmetros apresentados pelo instituto de pesquisa, chegaremos à conclusão que ainda não há posições definidas.

Para os mais leigos, ou mesmo despercebidos, estar com 5% de vantagem parece uma dianteira confortável, e até mesmo confiável, a ponto de ser previamente aclamado: “está eleito”. Estatisticamente as coisas não são bem assim…

Tomemos por exemplo a disputa entre Efraim Morais (DEM), Vitalzinho (PMDB) e Wilson Santiago (PMDB): o primeiro com 22%, o segundo com 21% e o último com 17%, segundo números do Ibope.

Na verdade, não precisamos ir tão longe para confirmarmos a tese do empate técnico. Fazendo uma conta simples, se pegarmos apenas o primeiro resultado (22%- Efraim) e subtrairmos os 3% da margem de erro, chegaremos a 19%. Se de forma inversa, somarmos aos 17% de Santiago os 3% da margem de erro, encontramos 20%.

Está provado o empate técnico.
 

 

Luis Alberto Guedes

PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe