A Paraíba o tempo todo  |

Equipamentos públicos são alvo de vândalos em João Pessoa

Equipamentos públicos são alvo de vândalos em JP; Centro e na orla são principais alvos

Vândalos danificam o patrimônio público na capital paraibana causando prejuízos aos cofres públicos. Em João Pessoa, existem atualmente 1.210 papeleiras que são recipientes colocados em pontos estratégicos para as pessoas não jogarem o lixo nas ruas. Mas desse total, os vândalos já destruíram, de janeiro até ontem, 78 lixeiras. No ano passado, 123 papeleiras foram depredadas.

O alvo dos vândalos não é apenas as lixeiras, eles também destroem estátuas de personalidades paraibanas, contentores e orelhões. Segundo o monitor da equipe de papeleiras da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ranulfo Borba Gomes, o dano é frequente em diversos equipamentos.

“Muitos são arrancados, queimados e até explodidos. Furtos também ocorrem com frequência. Na tentativa de evitá-los, os agentes de limpeza em algumas localidades usam até correntes para fixar os equipamentos, mas mesmo assim eles são depredados. Os danos mais frequentes ocorrem nas tampas das papeleiras”.

Ranulfo informou que as depredações acontecem mais no centro da cidade e na orla, principalmente nos períodos de alta estação e durante a realização de grandes eventos de rua, a exemplo de Carnaval. Algumas peças oferecem condições de serem restauradas outras não têm a mínima condição de conserto, causando grandes prejuízos aos cofres públicos.

Cada uma custa em torno de R$ 200. Todo o material quebrado é levado para o depósito, que fica no centro de João Pessoa. O local geralmente está cheio de coletores de lixo que foram quebrados e não puderam ser consertados. Algumas papeleiras ainda podem ser recuperadas e reaproveitadas, mas muitas são totalmente destruídas. Também são registrados casos em que o material é roubado ou explodido. Uma alternativa que vem sendo adotada pela Emlur é transformar esses equipamentos em pás e papeleiras em tamanho reduzido.

 

Conscientização

A equipe de Educação Ambiental da Emlur realiza constantes ações com foco na conscientização da população no que diz respeito à importância da conservação, não somente com relação às papeleiras, como também aos demais mobiliários. Atualmente, a Emlur conta com mais de mil recipientes espalhados em toda a cidade, como papeleiras, cestos, lixeiras, contentores, caçambas e manilhas.

 

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe