Entidades não governamentais, grupo de voluntários, militantes da causa em defesa dos direitos dos moradores de rua, cidadão de todos os ramos profissionais, estão promovendo na capital uma petição pública para pedir por parte do prefeito Luciano Cartaxo (PV), ações em prol dos moradores de rua da cidade, tendo em vista o alto risco de contágios que estes têm ao novo coronavírus, também chamado de Covid-19.

A petição que já conta até está data com 245 assinaturas de uma meta de 300 assinaturas, requer ao Poder Público de João Pessoa/PB, um olhar mais humano para a população em situação de rua, pois os mesmos são uma parcela da população brasileira que vive à margem da sociedade, sendo privada do mínimo para subsistência com dignidade.

A petição lembra que em tempos de coronavírus, a recomendação de isolamento social é medida importantíssima para tentar barrar a disseminação do vírus e é amplamente defendida pela Organização Mundial da Saúde. Onde destaca que a própria Prefeitura municipal de João Pessoa também prometeu atenção a tais moradores de rua veja (http://www.joaopessoa.pb.gov.br/em-pronunciamento-luciano-cartaxo-mantem-medidas-restritivas-defende-isolamento-social-e-prorroga-suspensao-do-transporte-publico-por-mais-15-dias/ (publicado em 02/04/2020).

“Entretanto, trazendo a discussão para o âmbito local, observa-se que na conjuntura atual no município de João Pessoa, a situação agrava-se, já que as amplas recomendações de isolamento social se mostram ineficazes para quem não tem casa para se isolar: a pessoa em situação de rua. Assim, entendemos que essa parcela da população deve ser acolhida, abrigada, para também ter a chance de lutar contra a pandemia do coronavírus. Devemos dar à população em situação de rua, tão privada do mínimo de subsistência, pelo menos a chance digna de sobreviver ao COVID-19, proporcionando o isolamento social”, diz trecho da petição.

Nesse diapasão, segundo dados do RUARTES, – Serviço Especializado em Abordagem Social-, do município retro citado, havia no início do ano 2020 cerca de 700 pessoas nesta situação de desamparo e sem condições de se isolar socialmente (http://www.mppb.mp.br/index.php/28-noticias/cidadao/22129-promotoria-recomenda-medida-para-pessoas-em-situacao-de-rua-na-capital, dados do início de 2020).

Veja a petição:

https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/s_s_55/

 

Redação

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Vídeo: em pronunciamento polêmico, filho do presidente diz que haverá “ruptura institucional” no Brasil

Em live intitulada Nunca deixe um ditador calar a sua voz e organizada pelo blogueiro Allan dos Santos — que foi um dos alvos da operação contra fake news —,…

ALPB deve promulgar lei que prevê desconto em escolas e faculdades durante pandemia

Em entrevista ontem (27), a uma emissora de televisão da capital, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, disse que vai buscar derrubar o veto, caso o…