Por pbagora.com.br

O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deve hoje, 11, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), impetrada pelo prefeito municipal de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), que visa tornar inconstitucional a Lei Municipal Nº 12.069/2011, que assegura aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o direito ao Passe Livre nos transportes coletivos da cidade de João Pessoa. Para Ludmila Correia, professora da UFPB e coordenadora do grupo de pesquisa e extensão, a ação é extremante equivocada.

A lei foi proposta na Câmara de Campina pelo ex-vereador, Bira Pereira, que hoje ocupa a Secretaria de Transparência Pública do município e sancionada pelo então prefeito, Luciano Agra, é considerada um marco importante na luta das pessoas com transtornos mentais.

O Grupo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba é uma das entidades que defendem a manutenção do benefício. “Entendemos que o pedido do prefeito de João Pessoa, ao ajuizar esta ação, é extremamente equivocado e inconcebível. A Lei Municipal N° 12.069/2011 que institui o Passe Livre no transporte coletivo urbano para pessoas com transtornos mentais além de constitucional é extremamente necessária, tendo em vista que ela prevê o direito à gratuidade do transporte coletivo para essas pessoas, para que possam acessar os serviços de saúde disponíveis na cidade, visando a atenção e cuidado em saúde mental” ressaltou Ludmila Correia, professora da UFPB e coordenadora do grupo de pesquisa e extensão.

 

Redação

Notícias relacionadas

Levantamento do PB Agora contabiliza 10 nomes cotados para disputar única vaga da Paraíba no Senado em 2022

Um levantamento feito pela reportagem do PB Agora contabilizou ao menos dez nomes cotados para ingressar na disputa pela única vaga da Paraíba no Senado Federal nas eleições de 2022.…

Projeto Social apoiado pela prefeitura de Bayeux vira chacota por erro gramatical

Por meio das suas redes sociais, a prefeita da cidade de Bayeux, Luciene Gomes (PDT), divulgou, neste fim de semana, um projeto social apoiado pela sua gestão denominado: Irmã Geni.…