O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) deve hoje, 11, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), impetrada pelo prefeito municipal de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), que visa tornar inconstitucional a Lei Municipal Nº 12.069/2011, que assegura aos usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), o direito ao Passe Livre nos transportes coletivos da cidade de João Pessoa. Para Ludmila Correia, professora da UFPB e coordenadora do grupo de pesquisa e extensão, a ação é extremante equivocada.

A lei foi proposta na Câmara de Campina pelo ex-vereador, Bira Pereira, que hoje ocupa a Secretaria de Transparência Pública do município e sancionada pelo então prefeito, Luciano Agra, é considerada um marco importante na luta das pessoas com transtornos mentais.

O Grupo de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba é uma das entidades que defendem a manutenção do benefício. “Entendemos que o pedido do prefeito de João Pessoa, ao ajuizar esta ação, é extremamente equivocado e inconcebível. A Lei Municipal N° 12.069/2011 que institui o Passe Livre no transporte coletivo urbano para pessoas com transtornos mentais além de constitucional é extremamente necessária, tendo em vista que ela prevê o direito à gratuidade do transporte coletivo para essas pessoas, para que possam acessar os serviços de saúde disponíveis na cidade, visando a atenção e cuidado em saúde mental” ressaltou Ludmila Correia, professora da UFPB e coordenadora do grupo de pesquisa e extensão.

 

Redação

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Veneziano diz que Senado está empenhado em minimizar efeitos do novo coronavírus

Em sessão remota, o Senador Veneziano disse que Senado está empenhado em minimizar efeitos do novo coronavírus e apresenta projeto para ajudar trabalhadores Ao participar de mais uma sessão remota…

Cícero Lucena troca PSDB de Cássio por PP de Aguinaldo Ribeiro

Uma das novidades no último dia para filiação partidária, neste sábado (04), foi a filiação do ex-senador Cícero Lucena aos quadros do Progressistas na Paraíba. O caboclinho, como é conhecido,…