Por pbagora.com.br

Em tempos de pandemia do CoronaVirus, a reunião presencial é desestimulada pelas autoridades de saúde. Nem por isso a bancada federal deixou de cumprir o seu papel e através de reunião virtual por aplicativo digital, convidou o Secretário de Saúde Geraldo Medeiros para esclarecer aos deputados e senadores quais seriam as prioridades do Estado que pudessem ser atendidos com recursos oriundos de emendas de bancada. Todos os 12 deputados e 03 senadores participaram através de mensagens no aplicativo ou contatos telefônicos.

Segundo informou o coordenador da Bancada, Dep Efraim Filho, será destinado ao Estado da PB e aos municípios 150 milhões de reais em emendas individuais, uma média de 10 Milhões de Reais por parlamentar em emendas individuais, e outros 150 milhões de Reais em emendas de bancada, em virtude da antecipação das mesmas informada pelo Governo Federal do Presidente Jair Bolsonaro e conforme as prioridades apontadas pelo Governador João Azevedo e os demais gestores municipais. “É papel da bancada federal ser essa ponte entre O Brasil e a Paraíba. Temos dialogado com o Ministro da Saúde Luis Mandetta (DEM) e levado a preocupação do nosso Estado, o cuidado com nosso povo e todas as suas carências para enfrentar esse momento”, afirmou Efraim.

O Secretário de Saúde Geraldo Medeiros, afirmou que a prioridade número 01 é capacitar o sistema de saúde da Paraiba com a quantidade de leitos de UTI necessária para o atendimento da população. Com as aquisições de 300 novos itens, A Paraíba deve atingir a marca próxima de 1000 respiradores mecânicos, número que atende as expectativas da Secretaria de Saúde. Além disso também serão destinados recursos para adquirir novas camas hospitalares e monitores multiparametros para equipar os novos leitos de UTI na Paraíba.

Um dos temas mais relevantes tratados na reunião, foi a necessidade de garantir e estabelecer convênios para que as Prefeituras também sejam contempladas para estruturar os seus equipamentos de saúde, a exemplo de João Pessoa, Campina Grande, e os polos regionais do interior do Estado.

Para o líder dos Democratas, Dep Efraim Filho, se trata de um investimento que tem a condição de chegar na ponta, e fortalecer os serviços de atenção básica e especializada nos postos de saúde, policlinicas, UPAS, hospitais. Além disso viabilizará a compra de equipamentos, realizacão de exames e aquisição de remédios. E afirmou “enfim, são nessas unidades de saúde que o cidadão tem o primeiro atendimento. Esses 300 milhões em emendas parlamentares são uma excelente notícia para os gestores, profissionais em saúde e para a população ter acesso a melhores serviços diante do desafio de enfrentar a pandemia do CoronaVirus e permitir que a bancada federal dê uma resposta a altura das expectativas da nossa sociedade.”

 

Assessoria

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Mídia nacional destaca favoritismo de Cícero Lucena no 2º Turno em João Pessoa

Em texto publicado pelo jornalista João Pedro Pitombo, na Folha de São Paulo, o candidato à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) Cícero Lucena, do PP, é colocado como favorito…

Vitória de Cícero ratifica números divulgados pela pesquisa PBAgora/Datavox

A vitória de Cícero Lucena (Progressistas) no segundo turno das eleições na disputa pela prefeitura de João Pessoa, também confirma os números divulgados pela pesquisa Datavox, divulgada pelo portal PB…