A Paraíba o tempo todo  |

Em Recife, deputados paraibanos participam de Fórum União pelo Nordeste

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, ao lado de 11 deputados paraibanos, participou nesta segunda-feira (16) do Fórum União pelo Nordeste, em Recife. O encontro, que aconteceu na Assembleia Legislativa de Pernambuco, contou com a presença de deputados e de lideranças políticas de todo o Nordeste. O debate foi concentrado em questões comuns aos nove estados nordestinos e propostas para promover o desenvolvimento da Região, que sofre com uma das mais severas estiagens dos últimos 40 anos.

De acordo com o presidente Adriano Galdino, o movimento União pelo Nordeste foi criado para exigir do Governo Federal um olhar efetivo para a Região. "Com esse debate, estamos reivindicando o direito do nordestino, que há bastante tempo vem sendo castigado pelos os efeitos da estiagem. Promessas foram feitas e hoje estamos aqui para exigir ações do Governo Federal", destacou o deputado.

O deputado estadual Jeová Campos, presidente da Frente Parlamentar das Águas da ALPB, ressaltou a importância do engajamento dos estados nordestinos para desenvolver a região do semiárido e amenizar o sofrimento do povo. "Queremos soluções urgentes, de médio e longo prazo. O Nordeste necessita da revitalização do Rio São Francisco e de celeridade nas obras da transposição", enfatizou.

O presidente do Fórum, deputado pernambucano Miguel Coelho, ressaltou o pioneirismo do encontro, uma vez que é a primeira vez que deputados nordestinos se reúnem em prol de um único objetivo. "O Nordeste sofre de um déficit histórico. O Movimento União Pelo Nordeste visa trazer recursos e obras para região. É muito importante ver que os parlamentares da região Nordeste estão envolvidos nesse pleito", comentou.

O deputado estadual Tovar Correia Lima elogiou a comitiva de deputados paraibanos no parlamento pernambucano. "É muito importante nos integrarmos com os Poderes dos estados vizinhos. Desse jeito, vamos entendendo como funciona a dinâmica de cada região e vamos nos integrando às pautas comuns aos estados", ressaltou.

Já o deputado Arthur Filho, enfatizou a relevância do Fórum como no estudo e discussão de soluções. "O Nordeste precisa ser visto com parte operante no cenário nacional. É por isso que os parlamentares nordestinos estão integrados para exigir ações efetivas do Governo Federal", pontuou.

De acordo com o deputado baiano Adolfo Viana, os recursos da União para revitalização do São Francisco diminuem a cada ano. "Gostaria de chamar a atenção dos amigos do Nordeste para, juntos, cobrarmos do Governo Federal, a revitalização do Rio São Francisco. Pois não resolverá transpor um rio que está morrendo", destacou.

Para o deputado do Maranhão, Fernando Furtado, é uma satisfação participar do Fórum pela possibilidade de propor soluções para nosso povo. "Quero dizer aos companheiros deputados que temos de marchar unidos. Temos força, pois já somos muitos deputados nessa reunião. Teremos voz ativa e não queremos esmola, apenas o que nos é de direito", asseverou.

O deputado paraibano, Bruno Cunha Lima, falou da questão hídrica que passa o Nordeste e, em especial, a Paraíba e criticou a morosidade por parte do Governo Federal no tocante ao repasse de recursos. "A Paraíba sofre com anos de falta de atenção do Governo Federal. Preparamos projetos e soluções para diminuir os efeitos da estiagem", lamentou o deputado.

Buba Germano destacou que a Paraíba foi o estado com o maior número de integrantes no Fórum. "Ao todo, nossa comitiva participou com 11 deputados, mostrando a nossa preocupação com soluções de curto, médio e longo prazo para minimizar os efeitos da seca", pontuou.

O deputado Ricardo Barbosa comentou sobre a participação da ALPB no terceiro encontro do Fórum. "Há uma seca prolongada em todo Nordeste. E o que se busca neste encontro é a definição de uma pauta comum para que possamos dar a contribuição do parlamento nordestino, com reivindicações para o Governo Federal", destacou.

A importância do Fórum foi destacada pelo Renato Gadelha como uma forma de mostrar a unidade do parlamento nordestino. "Estamos discutindo, sobretudo, a deficiência hídrica da região. E é imprescindível definir os pleitos específicos para trazer o desenvolvimento ao Nordeste", afirmou.

Também participaram do Fórum, os deputados estaduais Anísio Maia, Emano Santos, e Janduhy Carneiro. Além de parlamentares, o encontro também registrou a presença de assessores e representações políticas de todo o Nordeste.

 

 

Ascom

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe