A Paraíba o tempo todo  |

Em pronunciamento Vital do Rêgo elogia obras de transposição

 Em mais um pronunciamento proferido nesta segunda-feira (26), na Tribuna do Senado, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), elogiou o andamento das obras de transposição do Rio São Francisco. Vital do Rêgo que há menos de 15 dias, visitou o canteiro de obras na Paraíba e em Pernambuco, ao lado da presidente da República Dilma Rousseff (PT), e o ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, reafirmou que o novo cronograma de trabalho está sendo cumprido, e a obra segue em ritmo acelerado, com previsão de término para 2015. “Na Tribuna do Senado, faço um balanço do andamento das obras da Transposição do São Francisco” anunciou o senador.

O parlamentar que é presidente da Comissão Externa de Acompanhamento das Obras de Integração de Águas do Rio São Francisco, disse entusiasmado com o andamento do projeto. Recentemente ele participou de encontro com os representantes das empresas construtoras.
O projeto envolve mais de 10 mil trabalhadores na construção de canais, aquedutos, adutoras, barragens, açudes e estações de bombeamento, para levar água a cerca de 12 milhões de nordestinos em quatro estados afetados pela seca.

Previsto inicialmente para ficar pronta em 2012, a obra sofreu atrasos e segundo o governo deve ser concluída em 2015. Para Vital do Rêgo, trata-se do “maior projeto de segurança hídrica da Região Nordeste de todos os tempos”.

– A vida dura, sofrida do sertanejo do semiárido paraibano, cearense, potiguar ou pernambucano nunca mais será a mesma depois que as águas captadas do Rio São Francisco estiverem escoando pelos canais construídos – afirmou. Para ele, a obra vai mudar de vez a face rural do Nordeste.
Como nordestino e defensor da obra, Vital não tem dúvida de que a transposição será a redenção da região que sofre com a escassez de água, principalmente nos sofridos períodos de seca. Para ele, a transposição do Rio São Francisco já é uma realidade e vai alavancar o desenvolvimento da região.

Como presidente da comissão que acompanha as obras do “velho Chico”, Vital do Rêgo já realizou três visitas ao canteiro de obras da transposição do Rio São Francisco. A primeira visita da comissão ocorreu nos dias 7 e 8 de março de 2013, no eixo norte da obra. A segunda visita ocorreu no dia 19 de abril ano eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. Em agosto do ano passado, Vital e os senadores, ministros voltaram a cidade de Monteiro para vistoriar as obras no eixo leste.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe