A Paraíba o tempo todo  |

Eleitor ignora candidatos a vice, mas sete já assumiram a Presidência

campanha presidencial no Brasil centra toda sua atenção aos cabeças de chapa, aquele candidato que leva o número que será digitado na urna eletrônica no dia da eleição. Ignorado pelos eleitores durante quase toda a corrida eleitoral, o vice, depois de eleito, pode surpreender todo mundo e acabar sentando na cadeira de presidente.

No Brasil, nada menos do que sete vices acabaram vendo o cargo de presidente da República cair no colo depois que o titular precisou deixar o posto (veja arte abaixo). Três vices penduraram a faixa presidencial no peito depois que o político eleito precisou renunciar. O último foi Itamar Franco, que ganhou a Presidência do Brasil com a renúncia de Fernando Collor de Mello, em dezembro de 1992.

Outros quatro vices passaram a despachar no Palácio do Planalto depois que o titular morreu. O exemplo mais emblemático é o do hoje presidente do Senado, José Sarney (PMDB). Ele assumiu a Presidência em março 1985 como vice-presidente depois que Tancredo Neves adoeceu. Com a morte do presidente, Sarney assumiu no dia 21 de abril.

A importância de olhar o vice antes de escolher o presidente vem à tona depois das últimas declarações do companheiro de chapa do candidato à Presidência José Serra (PSDB), Indio da Costa (DEM), considerado pelos adversários um político despreparado depois de suas declarações ligando, sem apresentar provas, o PT aos narcotraficantes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia).

Por outro lado, o vice da candidata petista Dilma Rousseff, Michel Temer (PMDB), foi citado em operações da Polícia Federal, enquanto o empresário Guilherme Leal – o vice de Marina Silva (PV) – é inexperiente na política. Temer sempre negou qualquer envolvimento na operação Castelo de Areia.

O professor da FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), José Paulo Martins Júnior, diz que a influência do vice é maior ou menor dependendo de seu perfil. Para ele, se Dilma vencer, Temer terá grande destaque por presidir o maior partido do Brasil. Se quem levar for o Serra, o especialista acredita que Indio, um semi-desconhecido no DEM, terá sua voz abafada.

 

Mas o papel que o vice vai desenvolver no governo vai aparecer ao longo do mandato.

História

O segundo cargo mais importante da República, criado em 1891 com a proclamação da República, foi eliminado entre 1930 e 1945 pelo presidente Getúlio Vargas. O posto só voltou a existir com a Constituição de 1946.

Até 1964, com o golpe militar, as funções do vice-presidente eram um pouco diferentes do que são hoje. Naquela época, o vice também presidia o Senado. Entre 45 e 64, o eleitor votava no candidato a presidente e no candidato a vice. Em 1956, por exemplo, João Goulart recebeu mais votos do que o presidente eleito, ninguém menos do que Juscelino Kubitschek.

Para a cientista política Maria do Socorro, professora da Ufscar (Universidade Federal de São Carlos), a mudança para o sistema atual é melhor porque evita crises institucionais.

– Já pensou um presidente do PT e um vice do DEM?

Ainda assim, o vice-presidente pode acumular funções, como foi o caso do atual vice, José Alencar, que entre os anos de 2004 e 2006 também foi ministro da Defesa.

R7

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe