A Paraíba o tempo todo  |

Efraim Filho rebate petista e diz que recebeu garantia de ministro da continuidade de recursos para a Transposição

Em rebate ao que disse o deputado federal paraibano Frei Anastácio (PT) criticou o decreto de número 9954/2019, assinado por Jair Bolsonaro, no dia 5 de setembro, que dispõe sobre o processo de privatização da Transposição das Águas do Rio São Francisco, o deputado Efraim Filho (DEM) disse ontem (16), em entrevista à uma emissora de rádio da capital, que ouviu do ministro Gustavo Canuto, do Desenvolvimento Regional, a garantia do andamento e manutenção das obras.

“Até o primeiro trimestre de 2020, a Transposição do Rio São Francisco, pelo Eixo Norte, estará concluída”, disse o democrata. Pelo projeto, as águas vão desaguar no Açude Boqueirão de Piranhas – ou Engenheiros Ávidos, em Cajazeiras.

No mês de junho deste ano, Efraim após a votação do projeto que destinou R$ 249,8 bilhões em crédito suplementar, o deputado destacou que as obras de transposição do rio São Francisco receberão 550 milhões, importante iniciativa para matar a sede do sertanejo.

Segundo ele, sem a autorização do Congresso, faltaria dinheiro para cobrir essas despesas. “Acredito que a autorização deste crédito suplementar dará um fôlego e programas como o Minha Casa, Minha Vida terão suas obras finalizadas. Hoje o programa gera mais de 30 mil empregos diretos, só na Paraíba”.

O Congressista disse ainda que o relatório foi aprovado por unanimidade na Câmara dos Deputados (450 votos) e no Senado Federal (61 votos). De acordo com a Constituição, “esse tipo de proposta precisa da maioria absoluta de votos em ambas as Casas, pois significa uma exceção à chamada – regra de ouro”.

Petista – Frei Anastácio (PT) criticou o decreto de número 9954/2019, assinado por Jair Bolsonaro, no dia 5 de setembro, que dispõe sobre o processo de privatização da Transposição das Águas do Rio São Francisco. “Esse é mais um ataque desse governo contra o Nordeste. É um crime contra o povo nordestino”, lamentou o deputado. De acordo com o deputado petista, o preço será pago pelo povo. “O que restará para o povo das cidades beneficiadas pela transposição será pagar mais caro pela água que consumir”, disse o deputado.

O decreto assinado por Bolsonaro inclui o Projeto São Francisco de Integração de Bacias, no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República (PPI). O governo vai abrir um leilão para a iniciativa privada que será chamada para gerar e vender energia ao longo dos canais Norte e Leste da Transposição.

 

Redação

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe