A Paraíba o tempo todo  |

Efraim Filho defende avanço das discussões sobre novo modelo eleitoral

Em meio às reformas debatidas no Congresso Nacional, o deputado Efraim Filho (PB), líder do Democratas, defende o avanço das discussões sobre o novo modelo eleitoral brasileiro, além de propostas voltadas para a retomada do desenvolvimento do país e a geração de empregos e de oportunidades.

“O que é essencial para este momento é vermos as matérias que tem prazo para acontecer. A Reforma Política é essencial e imprescindível. Ela tem prazos e tem propostas que precisam acontecer até um ano antes das eleições, portanto, até outubro deste ano”, afirmou.

Efraim Filho defende mudanças no atual modelo: “Não dá para imaginar um modelo, como o atual, que está exaurido, esgotado, e não adianta fazer remendo em tecido podre, vai rasgar de novo. Precisamos pensar numa nova roupagem para a nossa democracia, com mais transparência e coerência”, completou.

Na Câmara, a Reforma Política é tema de debate de dois colegiados. Um avalia o sistema eleitoral, financiamento de campanha, tempo e coincidência de mandatos; e outro debate o fim das coligações partidárias e cláusulas de barreira. As propostas para os temas do primeiro grupo devem ser discutidos nesta semana pela Câmara.

Efraim Filho também defendeu o voto majoritário como uma forma mais simples para o eleitor escolher seus candidatos, e também da população se aproximar ainda mais do Poder Legislativo.

“O voto majoritário é aquele em que se elege os mais votados. A população nunca consegue entender porque que muitas das vezes um deputado entra com mil votos, e um outro que teve 10 mil, por exemplo, fica de fora. Acho que são essas distorções que tem feito a nossa população não ter identidade com a representatividade política que ocupa os espaços no Congresso”, disse.

 

do
Bancada da Câmara dos Deputados

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe