A Paraíba o tempo todo  |

DNOCS prevê 2017 com efetivação de projetos

O Coordenador do Departamento Nacional de Obras contra a Seca na Paraíba – DNOCS-PB, Alberto Batista, avaliou como positiva as ações desenvolvidas pelo órgão no ano de 2016, ano em que o Departamento ganhou força por decisão do governo Michel Temer, que devolveu ao DNOCS a responsabilidade de gerir as obras de combate aos efeitos de estiagem.

Segundo Alberto, o ano de 2016 serviu para reestruturar o órgão, planejar e destravar muitas ações. “Já para o ano de 2017, a expectativa é de efetivar as ações que foram planejadas durante este ano e com certeza vamos conseguir amenizar os efeitos da estiagem que assola todo o Nordeste”, destacou Alberto.

Alberto destacou ações como as obras emergenciais para desobstrução e limpeza dos trechos críticos dos leitos dos rios Aguiar, Piancó e Piranhas à jusante dos açudes Coremas e Mãe D’Água, para facilitar o escoamento da água reduzindo perdas e consequentemente assegurar eficiência na disponibilização dessa água ao abastecimento da população e dessedentação animal.

Segundo Alberto, as diversas audiências que manteve com o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, assim como com toda a bancada da Paraíba, foi de suma importância para destravar projetos e garantir recursos para obras que já foram iniciadas em 2016 e que serão no próximo ano.

Outra ação de destaque no ano de 2016, é urgente de recuperação e modernização dos principais reservatórios da Paraíba: Barragem São Gonçalo, Epitácio Pessoa (Boqueirão), Coremas/Mãe D’água e Porções. A solicitação do DNOCS/PB foi atendida pela gerência nacional do órgão e já lançado edital de concorrência pública totalizando investimento na ordem de R$80 milhões.

Um novo ramal da Transposição também foi uma pauta defendida pelo DNOCS, com apoio do senador José Maranhão (PMDB), além da Barragem de Camalaú, de adutoras de engate rápido com a de Piancó e ainda a garantia de receber mais duas perfuratrizes.

“Recebemos o apoio de toda bancada paraibana, mas sem dúvidas, o empenho do senador José Maranhão foi fundamental para as ações do DNOCS no ano de 2016 e o senador já se colocou a disposição para seguir ajudando o órgão, assim como toda Paraíba no ano que vem”.

 



Redação com Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe