A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (9) que sua ida à África do Sul, ao lado dos ex-presidentes Lula, José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Fernando Collor, "é uma demonstração de que as eventuais divergências no dia a dia não contaminam as posições do Estado Brasileiro".
Ela viaja no início da tarde desta segunda-feira para acompanhar o velório do presidente sul-africano Nelson Mandela, numa viagem inédita de todos os presidentes brasileiros desde a redemocratização que estão vivos.

O avião presidencial partirá diretamente do Rio de Janeiro, na Base Aérea do Galeão, para Johannesburgo. A previsão de chegada é no início da madrugada, por volta da 1h no horário local (21h em Brasília).

"Estou viajando acompanhada dos ex-presidentes Sarney, Collor, Fernando Henrique e Lula para acompanhar os funerais do grande líder Mandela", disse a presidente. "É uma honra poder reunir todos os ex-presidentes num objetivo comum."

Dilma e os ex-presidentes se encontraram pela última vez na posse dos integrantes da Comissão da Verdade, em maio de 2012, em Brasília.

No início de dezembro, Dilma já os havia convidado para receber o corpo do ex-presidente João Goulart em Brasília, onde os restos mortais de Jango foram periciados. Na ocasião, apenas Fernando Henrique não participou porque se recuperava de uma diverticulite.

Em 2005, foi a vez de Fernando Collor não ir ao funeral do papa João Paulo 2º, no Vaticano. Na ocasião, Fernando Henrique Cardoso, Itamar Franco (morto em 2011) e José Sarney acompanharam o então presidente Lula.

 

 

Folha

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Com respaldo da nacional, Bruno diz que agora dever de casa do PSD em CG é manter diálogo com partidos aliados

O ex-deputado estadual Bruno Cunha, do PSD, comemorou, nesta quinta-feira (02) o respaldo do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab, à sua pré-candidatura à prefeitura de Campina Grande, nas eleições…

Eduardo Carneiro dá o tom da disputa pela PMJP: “É hora de olharmos pra frente”

Decidido a disputar a Prefeitura de João Pessoa nas eleições municipais deste ano, o deputado estadual Eduardo Carneiro já deu início a elaboração de um plano de governo. De acordo…