Dilma recebe Mantega na Granja do Torto

Ministro da Fazenda já teve reunião na semana passada. Antes, presidente eleita esteve com Miriam Belchior e Nelson Barbosa.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, chegou no início da tarde nesta segunda-feira (22) à Granja do Torto, residência da presidente eleita, Dilma Rousseff, durante este período de transição. Esta é a segunda vez que Mantega se reúne no local com a presidente eleita. Antes, Dilma recebeu Miriam Belchior, coordenador do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e Nelson Barbosa, secretário de política econômica do Ministério da Fazenda.

Na semana passada, Mantega esteve com Dilma por mais de duas horas. Ele é cotado para permanecer na pasta no futuro governo. Além das visitas, o ministro da Fazenda esteve com Dilma também na viagem da presidente eleita a Seul, na Coréia do Sul, para participar do G-20.

Mantega assumiu o ministério em 2006 após a queda de Antonio Palocci, hoje um dos coordenadores da equipe de transição de Dilma. O atual ministro da Fazenda foi também presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Lula. Mantega foi assessor econômico de Lula de 1993 a 2002.

A expectativa é que a equipe econômica seja a primeira a ser anunciada pela presidente eleita. Miriam e Barbosa, que se reuniram com Dilma de manhã, também são cotados para fazer parte deste time.

Miriam é subchefe da Casa Civil e assumiu a coordenação do PAC justamente após a saída de Dilma para disputar a eleição. Ela chegou a ser cotada para ficar na Casa Civil ainda no governo Lula, mas isso não se confirmou. Agora, o nome de Miriam aparece como favorito para ocupar o Ministério do Planejamento.

Barbosa atua no Ministério da Fazenda desde 2006. Ele foi secretário adjunto de política macroeconômica, secretário de acompanhamento econômico e está na função de políticas econômicas desde 2008. Seu nome vem sendo mencionado para fazer parte da equipe econômica e uma das possibilidades seria a presidência do Banco Central.

Na chegada ao Ministério da Fazenda, depois do encontro com Dilma, Barbosa disse que a reunião com a presidente eleita foi para tratar da evolução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do programa Minha Casa, Minha Vida.

 

G1

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Barbosa minimiza possibilidade de mais deputados da base serem citados na Calvário

Após a deputada estadual Estela Bezerra (PSB) ser citada na Operação Calvário e ter colocado seus sigilos bancário, patrimonial e telefônico à disposição da Justiça, para que, segundo ela, tudo…

Julian ironiza facada de Bolsonaro e diz que partido virou máquina milionária

Um áudio vazado de uma reunião entre membros do PSL de Aracaju (SE) com a presença do vice-presidente nacional e presidente da sigla na PB o deputado federal Julian Lemos…