A Paraíba o tempo todo  |

Dilma estuda fundir quatro pastas

 Nas conversas deste fim de semana, a presidente Dilma Rousseff fez um primeiro esboço da fusão de ministérios. A mudança mais significativa nesta versão é a fusão de quatro pastas em torno do Ministério da Cidadania, que deve incorporar Secretaria-Geral da Presidência (SGP), Secretaria de Direitos Humanos, Secretaria das Mulheres e Secretaria da Igualdade Racial. No período eleitoral, Dilma resistia acabar com essas pastas.

 

Para comandar o ministério, um dos nomes mais cotados até o momento é o do atual ministro Miguel Rosseto (Secretaria-Geral da Presidência). A tendência petista Democracia Socialista (DS), da qual Rossetto faz parte, trabalha para manter espaço no governo, já que, confirmada essa fusão, a tendência perderia o ministro Pepe Vargas (Direitos Humanos). A expectativa é que o ministro Pepe Vargas reassuma mandato como deputado federal.

 

Para a pasta da Cidadania iria também toda a área de relação com os movimentos sociais da Secretaria-Geral e a Secretaria de Juventude. A área administrativa do Planalto, que hoje está sob responsabilidade da Secretaria-Geral seria transferida para a Casa Civil.

 

Para o lugar da Secretaria de Relações Institucionais, está sendo estudada a criação da Secretaria de Governo. Além da articulação política com o Congresso, a pasta cuidaria também da relação com governos estaduais e municipais. Há movimento para que esta nova Secretaria de Governo também incorpore o Gabinete de Segurança Institucional, hoje comandado pelo ministro José Elito, que deve deixar o governo.

 

Como já antecipou blog, o atual ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, deve ser responsável pela coordenação política, e portanto, deverá chefiar esta nova pasta.

 

Também já está acertado que haverá fusão dos ministérios da Previdência e do Trabalho. Como o ministro Manoel Dias (Trabalho) deve deixar o governo, o PDT está reivindicando nos bastidores a Secretaria de Comunicação Social. O PMDB já foi avisado que vai perder a Secretaria da Pesca, que será fundida com a Agricultura.

 

Esta semana, Dilma quer anunciar a redução de dez ministérios. Seguindo orientação do vice-presidente Michel Temer, ela está conversando com lideranças para fechar o novo desenho do governo.

 

Blog do Camarotti

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe